De 5 a 10 de dezembro foram realizados diversos eventos em torno da festa da Imaculada Conceição de Maria, Padroeira da Diocese de Nova Friburgo.

O momento auge das festividades se deu no dia 8 de dezembro, dia da Festa da Imaculada Conceição, com a solene celebração eucarística presidida por Dom Edney Gouvêa Mattoso, bispo diocesano de Nova Friburgo. Após a missa foi realizado na Catedral o Auto da Imaculada, uma bela encenação teatral.

A encenação apresenta um fato histórico acontecido com o pintor Bartolomé Esteban Murillo, espanhol, um dos mais famosos pintores de todos os tempos, quiçá, o pintor que melhor define o barraco espanhol. Murillo fora contratado por Carlos II, rei da Espanha, para pintar um quadro da Imaculada Conceição.Caso o quadro agradasse ao rei, Murillo receberia o que quisesse… Inicialmente Murillo, movido por seu orgulho, julgava que teria facilidade em executar a vontade real, mas no momento de pintar a puríssima fisionomia de Maria encontrou dificuldades. Surgiu-lhe uma ideia, soprada pela própria Mãe de Deus, de procurar uma jovem que servisse de modelo para o rosto da Imaculada. Muito procurou, mas, sem entender, nenhuma fisionomia lhe agradava apesar de serem belas. Após muito procurar, encontra a menina que lhe serviria de modelo para pintar a Madonna. Esta jovenzinha chorava sozinha numa praça, pois era filha de um homem que fora condenado injustamente pelo rei a morrer na forca. Ele percebe então que do interior dela brotava a beleza que se refletia na fisionomia. Murillo pinta o quadro da Imaculada e oferece-o ao rei agradando-lhe. Pede então, como pagamento de sua obra, a libertação do inocente pai da menina que lhe servira de modelo.

Fotografia com a reporter Luciana e o cinegrafista Davi, do jornalismo da InterTV – Rede Globo, após a entrevista transmitida ao vivo sobre as comemorações da Festa da Imaculada Conceição em Nova Friburgo.