Início do Curso de Férias


Chegou, enfim, o tão esperado Curso de Férias! A abertura deu-se em uma solene Missa celebrada pelo Revmo. Pe. David Ritchie, diretor do colégio Arautos do Evangelho, unidade Thabor, na encantadora basílica de Nossa Senhora do Rosário. As cores dos vitrais, das colunas e das paredes, bem como os detalhes das pinturas formaram um conjunto perfeito para a cerimônia.
A cada semestre os Arautos do Evangelho elegem um tema que servirá para a formação de todos os participantes do Encontro. O último Curso de Férias tratou sobre o Ciclo Litúrgico, dando elementos para que os participantes pudessem acompanhar com mais amor e entendimento o desenrolar do ano através da liturgia.
Desta vez o tema escolhido versa sobre a vida religiosa, enfocando de modo especial o papel dos três votos realizados por um religioso: pobreza, castidade e obediência.
Hoje foi apresentado de forma atraente e leve o nascedouro da vida religiosa inicialmente solitária com Santo Antão e, posteriormente, comunitária com São Bento. A passagem do Moço Rico do Evangelho (Mt 19, 16-30) serviu de base para a exposição, pois Nosso Senhor Jesus Cristo viu nele um fiel cumpridor dos mandamentos, obrigação de todo homem, mas o convidou a dar um paço a mais, abandonado tudo para seguir a via da perfeição. A isto nem todos são chamados, somente os que abraçam a via religiosa.
A pobreza religiosa foi apresentada através de várias encenações teatrais. Foram narrados e encenados episódios da vida de São Martinho de Tours, a conversão do grande São Francisco de Assis e o episódio de Ananias e Safira com São Pedro, narrado nos Atos dos Apóstolos (At 5, 1-11).
A atenção de todos era notável, pois as perguntas que eram formuladas pelo expositor eram prontamente respondidas. Não poucos procuravam tomar notas para melhor assimilar o tema.
Depois nossos viajantes conheceram a encantadora sede dos Arautos cuja invocação protetora é Nossa Senhora da Divina Providência. Lá se descontraíram com o ambiente acolhedor, vendo um aquário de água salgada, um presépio lindíssimo, alguns álbuns na biblioteca e depois vendo um pequeno coelho que dá o tom pitoresco desta bela casa.