Uma surpresa harmônica…

     A cada dia do Curso de Férias se têm a impressão de que foi atingido o máximo e que, portanto, seria impossível mais. Mera ilusão, pois as maravilhas vão superando umas às outras. O dia de hoje é prova disto, pois tivemos uma esplendida apresentação musical na basílica de Nossa Senhora do Rosário.
O coral e orquestra eram compostos por mais de 80 jovens músicos de diversos países e de várias regiões do Brasil.
O concerto foi iniciado pelo mais belo dos instrumentos musicais: a voz humana. Foram apresentadas várias peças polifônicas de autores clássicos como Giovanni Pierluigi da Palestrina, Enrique Guerrero e outros.
Em seguida foi dada uma verdadeira aula de como se compõe uma orquestra apresentando naipe (conjunto de instrumentos) por naipe e instrumento por instrumento.
Em primeiro lugar o naipe das madeiras composto pelos clarinetes, oboés, fagotes e flautas que, apesar de serem de metal, fazem parte das madeiras, pois outrora eram feitas deste material. Um inocente solo de flautas encantou a todos. Foi seguido pelos pitorescos clarinetes. A apresentação deste naipe foi concluída com o solo de oboés e fagotes, aliás, estupendamente bem executado.
O naipe das cordas encantou pela diversidade no tamanho dos instrumentos, pois começa com o pequeno violino, cresce um pouco na viola, aumenta mais no violoncelo e termina no enorme contrabaixo. Outra peculiaridade das cordas estava nos músicos, pois o spalla (primeiro-violino da orquestra) é mexicano, outro violinista chinês, o violoncelo era tocado por um alagoano e o contrabaixo por um paulista.
Os metais causaram grande impacto em todos pela força do som emitido por seus instrumentos. Compunham este naipe trompetes, trombones, trompas, bombardinos e duas enormes tubas. Executaram várias peças entusiasmando a todos.
Mas a surpresa maior se deu com o naipe da percussão que entrou em desfile pelo corredor central da igreja tocando uma empolgante marcha. Composto por caixas de repique, surdo e pratos apresentaram um solo composto especialmente para o Curso de Férias. Os aplausos foram tantos que obtiveram um bis.
Para coroar o concerto os Arautos organizadores do Encontro tiveram a gentileza de mandar confeccionar belíssimos estandartes com o símbolo do padroeiro de cada unidade dos Arautos presentes no Curso de Férias. A entrega foi feita de forma solene a cada superior de sede. Como conclusão foi executado, em honra ao Papa, o Hino Pontifício.