150 ANOS DA BANDA EUTERPE FRIBURGUENSE

Mês de festa para a Banda Euterpe que comemora 150 anos de fundação.

A banda[1] surgiu de uma promessa feita pelo regente dos Fuzileiros Navais da marinha portuguesa, Samuel Antônio dos Santos, católico devotíssimo de Santo Antônio de Lisboa. Em 1858 o músico viajava de Portugal a Argentina em uma missão da marinha portuguesa. Em alto mar a tripulação foi surpreendida por uma terrível tempestade. Valendo-se de sua grande piedade e devoção Samuel fez a histórica promessa de não mais seguir viagem a Buenos Aires, mas fixar residência no próximo porto em que atracasse, além disso, edificar uma Igreja em honra a Santo Antônio e fundar uma banda musical em agradecimento ao Santo, caso todos os tripulantes saíssem ilesos da procela.

Deus ouviu o clamor de Samuel e este se apressou em cumprir seu voto. Desembarcando no porto do Rio de Janeiro pediu desligamento da Marinha. No dia 26 de Fevereiro de 1863 fundou, em Nova Friburgo, a Sociedade Musical Beneficente Euterpe Friburguense, que desde então não cessou seus trabalhos e esforços durante todos esses anos, e hoje é reconhecida como a banda musical civil mais antiga de nosso Brasil. No dia 13 de junho de 1884 o devoto português inaugurou a capela de Santo Antônio cumprindo sua promessa.

O atual presidente da Euterpe, Francisco de Assis da Silva, juntamente com seu filho, Nelson José da Silva Neto, maestro da banda, promoveram grandes festividades para marcar tão importante data.

Entre as comemorações destaca-se a celebração de uma Missa em ação de graças a Deus que esteve na raiz da fundação e acompanha com sua proteção todas as atividades da Euterpe. A celebração eucarística, celebrada pelo Padre Lourenço Isidoro Ferronatto, EP, deu-se no último domingo no ginásio do Colégio Nossa Senhora das Dores, uma vez que a Catedral de Nova Friburgo passa por uma reforma. A banda tocou durante a cerimônia acompanhada pelo coral infanto-juvenil dos Arautos do Evangelho.

Vários músicos da Euterpe, em especial o Maestro Nelsinho, têm colaborado na formação musical dos jovens participantes do Projeto Futuro e Vida, promovido pelos Arautos do Evangelho em Nova Friburgo.


[1] Dados históricos obtidos no site da Banda Euterpe: http://www.bandaeuterpe.com.br/#!histria/c51l