Aniversário de Dom Edney – Bispo de Nova Friburgo

     Dois de fevereiro é dia de festa para a Diocese de Nova Friburgo, pois seu pai e pastor, Dom Edney Gouvêa Mattoso, completa mais um ano de vida a serviço de Deus e de seu povo.

     Depois de oito anos ensinando as ciências da criação, atendeu ao chamado do Senhor para ensinar as ciências do Criador. Ingressou no Seminário arquidiocesano de São José em 1984 e apenas três anos depois, na festa do martírio de São João Batista, foi ordenado presbítero pelo saudoso Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales na Catedral de São Sebastião.

     Foram muitos os cargos que exerceu na arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. Sua dedicação ao fazer a vontade de Deus, seu senso do dever ao exercer os cargos que lhe foram confiados e o labor constante pelo bem das almas, levaram o então arcebispo do Rio de Janeiro que o ordenara, a nomeá-lo Vigário Episcopal do Vicariato Oeste em 1999 e ao Santo Padre Beato João Paulo II a conceder-lhe o grau máximo do sacramento da ordem, elevando-o ao episcopado em 2005.

     Enquanto Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro procurou abrir os braços como o Redentor que encima a robusta pedra do Corcovado. Esteve sob seu cuidado a animação do Vicariato Episcopal Leopoldina, do Ensino Religioso, da Pastoral Litúrgica, das Escolas Mater Ecclesiae, da Música Sacra, da Arte Sacra, dos Ministérios, do MECEs, da Iniciação Cristã, da Pastoral da Educação, do Conselho de Leigos do Brasil no Regional Leste 1, além de diretor da Escolas de Fé e Catequese e, também, Conselheiro da PUC-RJ.

     Como presente por tanta dedicação na arquidiocese dedicada a São Sebastião, na festa deste santo, no ano de 2010, foi confiada a Dom Edney mais uma missão: o pastoreio da Diocese de Nova Friburgo.

     Suavidade, decisão e firmeza caracterizam os três anos de governo de Dom Edney a frente dos 19 municípios que compõem a Diocese de Nova Friburgo.

     Para comemorar o natalício de seu Pastor seus diocesanos reuniram-se na igreja de Nossa Senhora das Graças, onde foi celebrada a Santa Missa em ação de graças pelos 56 anos de Dom Edney. Sendo festa da Apresentação do Senhor a cerimônia foi iniciada com a benção das velas. Concelebraram o Vigário Geral, Monsenhor Alex de Paiva Ribeiro; Monsenhor Gelcimar Petinatti Celeste, Vigário Episcopal do Vicariato Sede; Monsenhor Fábio da Cunha Felippe, Vigário Episcopal do Vicariato Norte, nomeado para fazer a homília; Padre José Ruy Corrêa Junior, Reitor do Seminário Diocesano Imaculada Conceição e muitos outros sacerdotes de várias cidades da Diocese. O Prefeito Municipal de Nova Friburgo, Sr. Rogério Cabral, acompanhado de sua digníssima esposa, levou ao prelado os cumprimentos de todo o município.

     Parabéns Dom Edney por mais um aniversário!