Desagravo ao Imaculado Coração de Maria em Nova Friburgo

 


Com os corações transbordantes de alegria os Arautos do Evangelho de Nova Friburgo promoveram neste sábado, 2 de fevereiro, mais uma cerimônia em desagravo ao Imaculado Coração de Maria Santíssima. Muitos imaginam que esta devoção tem sua origem nas aparições de Nossa Senhora em Fátima no ano de 1917, não é de todo errado, no entanto, foi oito anos mais tarde, no dia 10 de dezembro de 1925, em Pontevedra na Espanha, onde a irmã Lúcia fazia seu postulantado à vida religiosa com as irmãs doroteias, que Nossa Senhora pediu à vidente que difundisse a devoção reparadora dos primeiros sábados do mês.
Uma vez que a Catedral de São João Batista está em reforma, neste mês a cerimônia de primeiro sábado foi realizada na bela capela do Colégio de Nossa Senhora das Dores. A Missa foi celebrada pelo pároco da Catedral Diocesana, padre Marcus Vinícius de Macedo que ressaltou a importância de desagravarmos a Santa Mãe de Deus que tem seu coração traspassado pela espada de dor, como Simeão prenunciou no momento em que o Menino Jesus foi apresentado no templo. Logo após o Santo Sacrifício, ainda atendendo ao pedido de Nossa Senhora, foi realizada a meditação dos mistérios do rosário e recitado um terço em conjunto. Durante toda a manhã os fiéis puderam receber o conforto espiritual no sacramento da reconciliação.
Um momento importante da cerimônia foi a benção e procissão das velas, uma vez que o primeiro sábado deste mês coincidiu com a festa da Apresentação do Senhor.