Dom Edney Gouvêa Mattoso:
Missa de Quarta-Feira de Cinzas em Nova Friburgo


Dom Edney Gouvêa Mattoso celebrou a Missa de Quarta-Feira de Cinzas no Ginásio Santa Paula Franscineti no Colégio Nossa Senhora das Dores, uma vez que a Catedral encontra-se em reforma.

Iniciou a celebração dando uma palavra sobre a renúncia do Papa Bento XVI ao Sólio Pontifício retornando ao assunto na homília. Disse perceber o quanto todos esperavam uma palavra do Bispo sobre o assunto. De modo claro Dom Edney mostrou o quanto o Papa é amado e neste momento, sobretudo, é a ocasião em que este amor é manifestado por todos os católicos. Convidou a todos a rezarem pelo Sumo Pontífice, que deixará o trono de São Pedro no próximo dia 28 de fevereiro por razões de saúde, e também pelo Colégio dos Cardeais que se reunirá no conclave para a eleição do novo Papa.

Após a benção das cinzas o celebrante as recebeu sobre a fronte, impondo-as, em seguida, sobre os concelebrantes e ao numeroso povo de Deus que acorreu à cerimônia.

A Missa foi concelebrada pelo padre Marcus Vinícius de Macedo, pároco da Catedral de São João Batista; pelo padre José Ruy Corrêa Junior, Reitor do Seminário Diocesano Imaculada Conceição e pelo padre Lourenço Isidoro Ferronatto, EP, capelão dos Arautos do Evangelho em Nova Friburgo. Participaram da cerimônia três diáconos e grande número de seminaristas diocesanos.

Os Arautos do Evangelho acompanharam a Missa com os cantos e auxiliaram no cortejo das oferendas.

Dom Edney incentivou a que todos vivessem santamente o período quaresmal preparando os corações para a Páscoa da Ressurreição. Anunciou que lançará a Campanha da Fraternidade no próximo domingo, primeiro da Quaresma. Esse ano o tema da CF será “Fraternidade e Juventude” e o lema tirado de Isaías “Eis-me aqui, envia-me!” (Is 6,8)