HOMENAGEM DA DIOCESE DE NOVA FRIBURGO A

DOM RAFAEL LLANO CIFUENTES


Uma solene Eucaristia foi celebrada neste sábado, 16 de fevereiro, no Seminário Diocesano Imaculada Conceição, em homenagem ao Bispo emérito da Diocese de Nova Friburgo, Dom Rafael Llano Cifuentes, por ocasião de seu 80º aniversário.

Nascido na Cidade do México em 1933, D. Rafael foi ordenado presbítero da Prelazia do Opus Dei em 1959, tendo, em sua juventude, secretariado São Josemaría Escrivá de Balaguer, fundador da Obra. Em 1990 foi ordenado Bispo auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, pelo então Cardeal Arcebispo Dom Eugênio de Araújo Sales. Em 20 de junho de 2004 assumiu a Diocese de Nova Friburgo, sendo seu terceiro Bispo. Aceita sua renúncia, por limite de idade, pelo Papa Bento XVI, deixou o governo da Diocese em 2010, sendo sucedido por Dom Edney Gouvêa Mattoso, atual Bispo Diocesano.

Um marco de seu governo foi a construção do atual Seminário Diocesano Imaculada Conceição. Preocupado com o bem estar e a boa formação dos seminaristas, Dom Rafael não mediu esforços para a realização desta grande obra.

A Missa foi presidida pelo aniversariante e concelebrada por Dom Edney Gouvêa Mattoso; Dom José Francisco Rezende Dias, Arcebispo e Metropolita de Niterói; Dom Roberto Francisco Ferrería Paz, Bispo de Campos dos Goytacazes; Dom Gregório Paixão, OSB, Bispo de Petrópolis; Dom Tarcísio Nascentes dos Santos, Bispo de Duque de Caxias; Dom Fernando Arêas Rifan, Ordinário da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney; Dom Edson de Castro Homem, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro; Dom Gilson Andrade da Silva, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia; Monsenhor Alex de Paiva Ribeiro, Vigário Geral de Nova Friburgo; Monsenhor Gelcimar Petinatti Celeste, Vigário Episcopal; Monsenhor Fábio da Cunha Felippe, Vigário episcopal e grande quantidade de padres de várias Dioceses.

A pedido do Reitor do Seminário, Padre José Ruy Corrêa Junior, o coro dos Arautos do Evangelho cantou a Missa de Angelis, procurando aliar a alegria da festa com a sobriedade do período quaresmal.

Após a celebração Dom Rafael recebeu cumprimentos e presentes enquanto distribuía uma lembrança. Em seguida foi servido um almoço comemorativo na igreja de Santa Edwiges no bairro Vale dos Pinheiros.