Lançamento da Campanha da Fraternidade em Nova Friburgo 

No último domingo, 17, foi realizado solenemente o lançamento da Campanha da Fraternidade – 2013 no Vicariato Sede da Diocese de Nova Friburgo, organizado pela Cáritas Diocesana, com a celebração da Eucaristia no Ginásio Santa Paula Franscineti (Colégio Nossa Senhora das Dores) presidida pelo bispo diocesano dom Edney Gouvêa Mattoso, concelebrada pelo vigário-geral monsenhor Alex de Paiva Ribeiro, pelo vigário-episcopal-sede monsenhor Gelcimar Petinatti Celeste e a grande maioria dos padres do vicariato.
O evento começou às 13h30 na Praça do Suspiro, com uma palestra do padre José Ruy Corrêa Junior, reitor do Seminário Imaculada Conceição, tendo como tema “Fraternidade e Juventude”.

Após algumas apresentações musicais e teatrais realizadas pelos integrantes dos grupos jovens, o padre Marcus Vinícius de Macedo, pároco da catedral, realizou uma palestra tratando sobre a Jornada Mundial da Juventude e a Semana Missionária, seguida da caminhada com todo o povo de Deus em direção ao Colégio Nossa Senhora das Dores.

O Ginásio, transformado em igreja, estava completamente lotado, causando grande alegria a dom Edney, manifestada no início da Missa. Em sua homilia o prelado apresentou de forma viva e pungente as tentações de Jesus relatadas por São Lucas no Evangelho do primeiro domingo da quaresma. A tentação do “prazer”, do “ter” e do “poder”. Nesta última aproveitou para tratar da renúncia apresentada pelo Papa Bento XVI no último dia 11. Indicava como a atitude do Pontífice demonstra um enorme desapego do poder, ele que têm sob seu comando quase 2 bilhões de católicos. Concluía dizendo que este ato se deu por um profundo amor de Bento XVI à Igreja.
No final da Cerimônia foi rezada a oração da Campanha da Fraternidade (transcrita abaixo). Após a benção final dom Edney, bradou: “Viva o Papa”. Acompanhado de uma longa e calorosa salva de palmas.

A cada ano a Igreja Católica realiza uma campanha, intitulada Campanha da Fraternidade, no período quaresmal para fomentar a caridade dos católicos em prol da solução de algum problema a ser resolvido no Brasil. Nesse ano o tema elegido é “Fraternidade e Juventude” tendo como lema “Eis-me aqui, envia-me!” (Is, 6,8)

A coordenação da campanha fica a cargo da CNBB.

 

Oração da Campanha da Fraternidade – 2013

Pai santo, vosso Filho Jesus, conduzido pelo Espírito e obediente à vossa vontade, aceitou a cruz como prova de amor à humanidade.
R. Convertei-nos, e nos desafios deste mundo, tornai-nos missionários a serviço da juventude.
Para anunciar o Evangelho como projeto de vida,
R. Enviai-nos, Senhor.
Para ser presença geradora de fraternidade,
R. Enviai-nos, Senhor.
Para ser protefas em tempo de mudança,
R. Enviai-nos, Senhor.
Para promover a sociedade da não violência,
R. Enviai-nos, Senhor.
Para salvar a quem perdeu a esperança,
R. Enviai-nos, Senhor.
Por Cristo, nosso Senhor.
R. Amém.