NOVOS LEITORES E ACÓLITOS NA DIOCESE DE NOVA FRIBURGO 

No dia 15 de fevereiro de 2013 dois seminaristas do Seminário Diocesano Imaculada Conceição de Nova Friburgo foram instituídos nos ministérios de leitor e acólito na paróquia de São Sebastião de Lumiar em Nova Friburgo. São eles Fernando Pacheco Azevedo e Wanderson do Couto Moser das paróquias de Nossa Senhora das Graças e São Sebastião de Lumiar, respectivamente. Ambos estavam visivelmente emocionados, chegando às lágrimas em vários momentos da celebração. A cerimônia transcorreu com a sobriedade própria do período quaresmal, mas com uma nota toda especial de alegria.

A Eucaristia foi presidida por Dom Edney Gouvêa Mattoso, Bispo Diocesano de Nova Friburgo, que mostrou seu contentamento em instituir os dois seminaristas como leitores e acólitos. O prelado ressaltou em sua homilia que aquele que é instituído leitor e acólito não deve buscar o “querer”, mas sim o “dever”. Incentivou-os enquanto leitores a amarem a Palavra de Deus, para que esta penetre nos corações no momento em que a proclamarem e enquanto acólitos a não transformarem o serviço do altar em uma rotina, procurando manter sempre vivo o respeito para tudo o que se refere à Eucaristia.

A Missa foi concelebrada pelo pároco de Lumiar, Padre Jorge Eduardo Coimbra do Almo; pelo Reitor do Seminário Diocesano Imaculada Conceição, Padre José Ruy Corrêa Junior; pelo pároco da Catedral de São João Batista, Padre Marcus Vinícius de Macedo; pelo reitor do Seminário Arquidiocesano de São José no Rio de Janeiro, Padre Leandro de Souza Câmara; pelo Padre Edson Schirley Viana da paróquia São Cristóvão em Muri, pelo Padre Lourenço Isidoro Ferronatto, Capelão dos Arautos do Evangelho em Nova Friburgo; pelo Padre Cláudio Menezes Pereira da paróquia de Santana no Campo do Coelho; pelo Padre Marcelo Piller da paróquia de Nossa Senhora das Neves em Macaé e pelo Padre Carlos Alberto Azevedo Júnior da paróquia Nossa Senhora da Glória no Rio de Janeiro.

O ministério de música da paróquia Nossa Senhora das Graças cantou durante a cerimônia. O coro dos Arautos do Evangelho entoou o Veni Creator Spiritus no momento solene em que os seminaristas foram revestidos do amicto e da túnica.

Foi grande o número de seminaristas do Rio de Janeiro e de Nova Friburgo que compareceram à Missa, bem como familiares e amigos dos novos leitores- acólitos. A igreja estava abarrotada!

Atualmente os seminaristas da Teologia de Nova Friburgo estudam no Seminário Arquidiocesano do Rio de Janeiro.