Sociedade da Alegria

Com o intuito de bem aproveitar as férias escolares, os Arautos do Evangelho promovem uma série de atividades formativas e recreativas.

Depois de conhecerem as cidades históricas de Minas Gerais e participarem do Curso de Férias internacional promovido pelos Arautos do Evangelho em São Paulo, os jovens friburguenses que participam do Projeto Futuro e Vida passaram um dia agradável em uma bela fazenda no município de Cordeiro – RJ.

A atividade foi iniciada com a celebração da Missa em honra de São João Bosco, grande formador e patrono da juventude. Uma relíquia do santo fundador dos Salesianos pode ser venerada por todos no término da Celebração Eucarística.

São João Bosco em sua juventude fundou o que ele chamava de “Sociedade da Alegria”, assim descrita por ele: “Nas minhas primeiras quatro classes tive que aprender às minhas custas a tratar com os colegas. Não obstante a severa vida cristã imposta pela escola […], havia alunos maus. Um deles foi tão descarado que me aconselhou a roubar um objeto de valor da minha patroa para comprar caramelos. Os companheiros que me queriam levar às desordens eram os mais desleixados no estudo, e assim começaram a me pedir que os ajudasse nos deveres escolares. Com este meio captei a benevolência e o afeto dos colegas. Começaram a vir ter comigo durante os recreios por causa dos deveres escolares, depois para ouvir as minhas estórias e, por fim, sem motivo nenhum.” Juntos sentiam-se bem. Formaram uma espécie de clube. João batizou-o com o nome de Sociedade da Alegria. Deu-lhe um regulamento muito simples: Nenhuma ação, nenhuma conversa indigna de cristão; cumprir os próprios deveres escolares e religiosos; alegria. A alegria será uma ideia fixa em Dom Bosco.[1]

Em um discurso pronunciado no último 8 de dezembro, Bento XVI aponta Nossa Senhora como modelo de alegria: “Ela fala-nos de alegria, daquele júbilo autêntico que se difunde no coração livre do pecado. O pecado traz consigo uma tristeza negativa, que induz a fechar-se em si mesmo”.  Pelo contrário, continua o Papa, “o Cristianismo é, essencialmente, um ‘evangelho’, uma ‘notícia alegre’, enquanto alguns pensam que é um obstáculo para a alegria”.[2]

Imbuídos deste princípio e procurando seguir o regulamento da “Sociedade da Alegria” os alunos do Projeto Futuro e Vida de Nova Friburgo passaram um dia extremamente ALEGRE! Dizia São Domingos Sávio, aluno entusiasta de São João Bosco: “Nós fazemos consistir a santidade em estar muito alegres. Procuramos evitar o pecado que nos rouba a alegria do coração.”[3]

Neste ambiente de alegria a primeira atividade foi uma disputada pescaria. São Pedro, experiente pescador, foi muito invocado durante o torneio que consistia em apresentar os maiores peixes ao juiz. O passeio a cavalo foi muito apreciado por todos. Para muitos foi a primeira experiência equestre da vida. Para concluir a atividade um banho de piscina refrescou a todos.

Mais uma vez os Arautos do Evangelho elevam ao céu sua ação de graças pela proteção de Nossa Senhora em mais esta atividade que visa o bem da nossa querida juventude.


[1] BOSCO, Terésio. Dom Bosco: uma biografia nova. São Paulo: Salesiana, 2002. p.85,86.

[2] BENTO XVI, Discurso pronunciado durante o ato de veneração a Maria Imaculada na Praça de Espanha, 8\12\2012. Em: Arautos do Evangelho. São Paulo. (fev. 2013).

[3] Idem, p.86.