Troca de comando do Sanatório Naval de Nova Friburgo

Fundação do Sanatório Naval

O caro leitor, caso não seja de Nova Friburgo, poderá se perguntar: O quê faz a Marinha do Brasil no alto da Serra do Mar?

A resposta pode ser encontrada nos ensinamentos do Divino Mestre: “Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me.” (Mt 25, 35-36) Foi com esta finalidade que surgiu, em 1910,  o Sanatório Naval de Nova Friburgo! Primeiro para tratar as vítimas de beribéri (doença caracterizada por alterações nervosas, cerebrais e cardíacas, originada principalmente por carência alimentar – falta da vitamina B1 – muito comum nos escravos do Brasil Colonial) e convalescentes de outras doenças, aproveitando o excelente clima da região serrana. Para esse fim foi utilizada uma grande fazenda de 168 alqueires, com um belo chalé em estilo normando que pertencera ao Barão de Nova Friburgo, Antônio Clemente Pinto.

No período da Primeira Guerra Mundial houve um grande aumento das atividades do Sanatório, pois a unidade foi utilizada como campo de internação para tripulantes de navios alemães, aprisionados em diversos portos, pelo Governo Brasileiro.  Muitos destes, depois de tratados, acabaram constituindo família e ficando em Nova Friburgo.

Nos anais da Marinha[1], consta que no dia 22 de fevereiro de 1941 chegaram ao Sanatório as Irmãs de Caridade (Filhas de São Vicente), a pedido do Diretor, na época, Capitão-de-Fragata (Md), Lourenço Maranhão da Rocha Vieira. Apresentaram-se para coadjuvar os serviços hospitalares da Clínica Tisiológica.
No dia da chegada houve missa solene à qual assistiram todos os Oficiais e a Rvda. Irmã Blanchot, Visitadora Geral das Irmãs da Caridade.


Em suas atividades beneficentes, cujos reflexos morais inevitavelmente se projetaram sobre os doentes, cada Irmã de Caridade é um verdadeiro anjo de luz, que, de pé, é a vigília diligente e atenta, e ajoelhada é a sua prece.

A Marinha bem sabe que o homem completo, o homem integral não é tão somente um corpo que deve ser cuidado, mas, igualmente, uma consciência preocupada com o reto cumprimento do dever, e, acima de tudo, um espírito destinado às culminâncias de uma vida superior.

Sendo o Sacerdote a afirmação da vida divina na terra, aquele que carrega sobre si o peso da salvação de todos os seus irmãos e o conselheiro por excelência, tanto nos triunfos como nas horas amargas, buscou e conseguiu o Corpo de Saúde da Armada, para o Sanatório, um Capelão Militar permanente.

O Sanatório Naval e os Arautos do Evangelho

Na atualidade, o Sanatório Naval, além de contribuir para a eficácia do Sistema de Saúde da Marinha, apoia campanhas promovidas pelas Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, além de auxiliar diversas atividades em prol da juventude, entre elas o Projeto Futuro e Vida, dos Arautos do Evangelho. Por diversas vezes seu lindo espaço esportivo tem sido cedido pelo Comando do Sanatório, para atividades com a juventude. O espaço do hotel “Casa do Velho Marinheiro” também tem sido utilizado para a hospedagem de grupos de missionários Arautos que passam pela cidade. Essa amizade, que já se estende por quase uma década, foi selada no dia 12 de dezembro de 2011, na cerimônia alusiva ao Dia do Marinheiro, quando os Arautos do Evangelho tiveram a alegria de ser condecorados com a medalha Amigos da Marinha, juntamente com o tenente-coronel Marcelo Freiman, comandante do 11° Batalhão da Polícia Militar. A entrega foi feita pelo presidente da Sociedade Amigos da Marinha de Nova Friburgo (Soamar-NF), Nelson Alvarez. E a cerimônia contou com a presença de sua Excia. Revma. D. Edney Gouvêa Mattoso, Bispo diocesano de Nova Friburgo.

 

O comando do Sanatório é, desde sua origem, trocado a cada dois anos. Hoje, 22 de fevereiro de 2013, exatamente 72 anos após a chegada das irmãs Vicentinas, o atual diretor, o Capitão-de-Fragata (Md) Antônio Carlos Barbosa Nardin Lima, passou o cargo para o Capitão-de-Fragata (Md) Luiz Carlos da Graça. A cerimônia foi presidida pelo Exmo. Sr. Contra-Almirante (Md) José Luiz de Medeiros Amarante Junior, Diretor do Centro Médico Assistencial da Marinha. O vice-diretor, Capitão-de-Fragata (cirurgião-dentista) Paulo Arthur Braga Coelho Júnior (na foto acima), continuará no cargo por mais dois anos.

 


[1] Cf. SANATÓRIO NAVAL DE NOVA FRIBURGO. Site padrão [em linha] Disponível em http://www.mar.mil.br/snnf/snnf/histo.htm. [consulta em 22/02/2013].