A DEVOÇÃO DOS CINCO PRIMEIROS SÁBADOS

No imenso “catálogo” das devoções existentes podemos, sem a menor sombra de dúvida, destacar a devoção a Nossa Senhora de Fátima, que após o dia 13 de maio de 1917 se difundiu amplamente enchendo os corações e a piedade dos católicos.

As aparições ocorridas aos três pastorzinhos percorreram o mundo cristão trazendo consigo as promessas, previsões, revelações e pedidos da Rainha dos Céus. Mas na densidade de tão importantes palavras podemos destacar de modo especial um dos pedidos proferidos pela Mãe de Deus oito anos mais tarde, em uma de suas manifestações: a Devoção dos cinco primeiros Sábados.

Estando a Irmã Lúcia em Pontevedra, (Espanha) Nossa Senhora lhe apareceu mais uma vez a 10 de dezembro de 1925, trazendo consigo o suave perfume de uma magnífica promessa:

apareceu-lhe a Santíssima Virgem, e, ao lado, suspenso em uma nuvem luminosa, um Menino. A Santíssima Virgem, pondo-lhe no ombro a mão, mostrou-lhe um Coração que tinha na outra mão, cercado de espinhos. Ao mesmo tempo, disse o Menino: ‘Tem pena do Coração de tua Santíssima Mãe, que está coberto de espinhos que os homens ingratos a todos os momentos Lhe cravam, sem haver quem faça um ato de reparação para os tirar’.

Em seguida, disse a Santíssima Virgem: ‘Olha, minha filha, o meu Coração cercado de espinhos que os homens ingratos a todo momento Me cravam com blasfêmias e ingratidões. Tu, ao menos, vê de Me consolar, e dize que todos aqueles que durante cinco meses, no primeiro sábado, se confessarem, recebendo a Sagrada Comunhão, rezarem um Terço e Me fizerem quinze minutos de companhia meditando nos quinze mistérios do Rosário com o fim de Me desagravar, Eu prometo assisti-los na hora da morte com todas as graças necessárias para a salvação dessas almas’”.[1]

Mostrando então o seu coração rodeado de espinhos a Virgem das Virgens pediu aos homens que fizessem atos de desagravo aos inúmeros pecados cometidos contra seu Imaculado Coração, prometendo a quem por cinco vezes no primeiro sábado de cada mês cumprisse a devoção, copiosos benefícios e todas as graças necessárias para a salvação eterna.

Tal devoção voltou a ser incentivada outras vezes pelo próprio Nosso Senhor em aparições em anos seguintes a ponto de que a Irmã Lúcia declarasse que a paz ou a guerra no mundo dependiam da prática da devoção dos primeiros sábados e da consagração ao Imaculado Coração de Maria.

O que é necessário para receber tão grandes dons? As condições para se cumprir dita devoção, são as seguintes:

1º – Confessar-se, de preferência no sábado ou na oitava, com a intenção de desagravar o Imaculado Coração de Maria.

2º – A Comunhão reparadora

3º – A recitação do Terço

4º – Meditação durante 15 minutos sobre um ou todos os mistérios do Rosário.

Estes três últimos pontos devem ser cumpridos no próprio Sábado.[2]

Ciente de tamanhas graças concedidas por meio desta promessa, os Arautos do Evangelho – motivados por seu fundador, Monsenhor João Scognamiglio Clá Dias, EP – têm promovido nos primeiros sábados de cada mês uma Solene Celebração Eucarística seguida de uma meditação e da recitação do terço. Além disso, um sacerdote atende os fiéis em confissão.

Tais cerimônias têm sido objeto de grandes Graças como poderão acompanhar pelas fotos da atividade realizada neste sábado na Capela do Colégio Nossa Senhora das Dores em Nova Friburgo.