Comemoração pelo aniversário de Ordenação Episcopal de

Dom Edney Gouvêa Mattoso


Duas grandes datas da vida de Dom Edney Gouvêa Mattoso foram comemoradas neste sábado, 9 de março. O oitavo ano de sua Ordenação Episcopal como Bispo auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro e o terceiro ano de sua Posse como Bispo da Diocese de Nova Friburgo.

Foi celebrada uma Missa em ação de graças, na paróquia de Nossa Senhora das Graças no bairro Olaria. Concelebraram com D. Edney, o Vigário Geral, os três Vigários Episcopais e grande número de sacerdotes. Também estiveram na cerimônia membros dos Joseleitos, dos Arautos do Evangelho, do Shalom entre outros.

A homilia foi proferida pelo Padre José Ruy Corrêa Junior, reitor do Seminário Diocesano da Imaculada Conceição. O sacerdote colocou em evidência o retorno a Deus como forma de gratidão por tudo o que d’Ele se recebe. Comentando o Evangelho do fariseu e do publicano que se apresentam para rezar no templo, disse que a cena apresenta uma situação da Antiga Aliança, em que o primeiro é grato, no entanto orgulhoso e o segundo se humilha, mas com um temor que o regime da graça, trazido por Nosso Senhor Jesus Cristo, aboliu. Exortou aos presentes a buscarem o equilíbrio, ou seja, se dirigirem a Deus em ação de graças como o fariseu, mas com humildade e confiança, como o publicano.

Após as felicitações do cicerone – Monsenhor Gelcimar Petinatti Celeste – o homenageado manifestou sua alegria em celebrar com tão grande número de sacerdotes, alguns provenientes de municípios distantes. Como pai, mostrou a seus filhos a obrigação do Bispo Diocesano de cuidar do clero e, por sua vez, a obrigação do clero de cuidar do povo de Deus.

No término da cerimônia foi apresentado o novo Comunicado Mensal da Diocese de Nova Friburgo que, muito bem diagramado, visa deixar todo o clero local ciente dos atos oficiais do Governo Diocesano. Dom Edney fez questão de entregar pessoalmente os primeiros exemplares.