Dom Edney preside a Missa do Crisma em Nova Friburgo

Nesta Quinta-feira Santa de 2013, Dom Edney Gouvêa Mattoso, bispo diocesano de Nova Friburgo, presidiu a Missa do Crisma na Catedral São João Batista.

A cada ano é celebrado, na manhã da Quinta-feira Santa, o dia em que Nosso Senhor Jesus Cristo comunicou o Seu sacerdócio aos apóstolos. Nesta cerimônia todos os sacerdotes renovam, junto com o bispo, as promessas que fizeram no dia de sua ordenação. Prometem renunciar a si mesmos e confirmam o compromisso com o sagrado mistério que, levados pelo amor do Cristo, assumiram com alegria em relação à Igreja, no dia da ordenação sacerdotal.

Na homilia o prelado iniciou com algumas palavras do Papa Francisco: “Deus não cansa de nos perdoar, nós é que cansamos de pedir perdão”. D. Edney exortou aos presbíteros a viverem intensamente este dia. Apesar de conhecerem bem os textos bíblicos da missa, celebrada todos os anos, não devem transformar esta cerimônia em algo rotineiro, mas sim renovar com ardor as promessas da ordenação.

Ainda nesta cerimônia o bispo abençoou o óleo dos enfermos, para a unção dos enfermos; o óleo dos catecúmenos para o batismo; e realizou a consagração do Crisma para as ordenações, confirmações e sagrações de altares ao longo do ano.

Concelebraram com D. Edney, D. Rafael Llano Cifuentes, bispo emérito de Nova Friburgo, o vigário geral, Mons. Alex de Paiva Ribeiro, os três vigários episcopais e todo o clero da diocese.

A missa também contou com grande afluência de público leigo, religiosos, religiosas e leigas consagradas, que procuram ser testemunhas do inefável dom com o qual o Ressuscitado cumulou a humanidade com seu sacrifício, como reza a oração do dia: “Ó Deus, que ungistes o vosso Filho único com o Espírito Santo e o fizestes Cristo e Senhor, concedei que, participando da sua consagração sejamos no mundo testemunhas da redenção que ele nos trouxe. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.”[1]

No final da cerimônia D. Edney entregou a cada presbítero e agentes de pastoral o novo Planejamento Pastoral da Diocese de Nova Friburgo. Fruto de um trabalho em conjunto ao longo de dois anos, o documento visa uma ação pastoral que torne visível a unidade da Igreja.


[1] Missal Romano, p. 235.