Jovens: A Igreja olha para vós com confiança e amor

            O então Papa Bento XVI em audiência aos membros do Pontifício Conselho para a Cultura, no dia 7 de fevereiro, comentava a situação da juventude do século XXI: “a incerteza e a fragilidade que conotam tantos jovens impele-os, com frequência, para a marginalidade, tornando-os quase invisíveis e ausentes nos processos históricos e culturais nas sociedades”[1].

            Em sentido contrário, no intuito de contribuir para a preservação e robustecimento das qualidades da juventude, Monsenhor João Scognamiglio Clá Dias, fundador dos Arautos do Evangelho, motivou a Instituição por ele fundada a constituir um trabalho de auxílio ao jovem. Assim, os Arautos vem realizando nos colégios do Brasil e de outros países, a mais de dez anos, o Projeto Futuro e Vida, proporcionando uma formação cultural-educacional aos jovens.

            Em Nova Friburgo, o Colégio Estadual Augusto Spinelli foi contemplado com a apresentação interativa deste Projeto na última sexta-feira, 15 de março. Sem dúvida, tudo isso contribui positivamente para a edificação dessa juventude, pois, como diz a célebre Mensagem do Concílio Vaticano II à juventude: “A Igreja olha pra vós com confiança e amor… Ela possui o que constitui a força e o encanto dos jovens: a faculdade de se alegrar com o que começa, de se dar sem nada exigir, de se renovar e de partir para novas conquistas”.

            Inclusive, na audiência de Bento XVI – mencionada anteriormente – o Papa Emérito dizia que “a Igreja tem confiança nos jovens”.

Por isso conclui: “Jovens sem esperança sociedade sem futuro”.


[1] Bento XVI. Audiência aos membros do Pontifício Conselho para a Cultura (7/02/2013), em L’osservatore Romano, 17/02/2013. p. 5.


[1] Bento XVI. Audiência aos membros do Pontifício Conselho para a Cultura (7/02/2013). L’osservatore Romano, 17/02/2013. p. 5.