O Cappuccino

O Cappuccino é uma bebida quente, composta de café expresso e leite espumoso, criado na Itália… bem… até aqui nada de novo, mas afinal o que queremos focalizar neste pequeno artigo não é propriamente o que  é um  cappuccino, pois isso praticamente todos sabem, mas sim a origem do nome dessa tão famosa bebida.

Talvez a maioria das pessoas que toma o cappuccino não saiba que o nome está ligado aos monges capuchinhos, um ramo da ordem Franciscana, fundada por São Francisco de Assis e, em 1517, aprovada pelo papa Leão X. Vemos nesta relação o que dizia o Papa Leão XIII na Encíclica “Immortale Dei“: “Tempo houve em que a filosofia do Evangelho governava os Estados. Nessa época, a influência da sabedoria cristã e a sua virtude divina penetravam as leis, as instituições, os costumes dos povos, todas as categorias e todas as relações da sociedade civil”. ( de 1º-11-1885 – “Bonne Presse“, Paris, vol. II, p. 39).

Sabemos que os monges católicos foram responsáveis pela popularização das cervejas, produção de licores extraordinários como o Benedictine ou o Chartreuse e aperfeiçoaram a arte de fazer vinhos. No café eles também deixaram sua marca. Isso porque estamos falando só de bebidas!

A palavra cappuccino é um diminutivo de cappuccio que em italiano significa capuz. Mas o que tem a ver o café com o capuz? Na realidade o capuz tem a ver com o ramo da ordem franciscana do qual falamos, que usava um pequeno capuz, razão pela qual foram chamados capuchinhos, ou “Cappuccini” em italiano, e como a cor amarronzada do café capuccino é semelhante a cor do hábito desses monges, começou a ser assim designado no início do século passado.

Com esta nota sobrenatural, dá para entender porque o cappuccino é tão bom!

Como para o italiano tudo é arte, até o café virou atração! Não deixe de ver o vídeo.