A palavra do pastor sobre o Bom Pastor

Regina Caeli, Praça de São Pedro, 21 de abril 2013

 

Neste domingo sua Santidade o Papa Francisco, ao proferir o costumeiro discurso por ocasião do Regina Caeli, comentou a conhecida figura do Bom Pastor retratada na liturgia do dia.

Analisou especialmente a perícopa do Evangelho de São Matheus: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu as conheço e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna, e jamais perecerão eternamente, e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que, mas deu, é maior do que todos, e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu pai. Eu e o Pai somos um” (10,27-30).

Sua Santidade afirmou que nesta passagem Nosso Senhor resume toda a sua mensagem salvífica e nos chama a participar de sua íntima relação com o Pai o que consiste em um claro convite à bem-aventurança eterna. O Salvador quer estabelecer conosco um reflexo do que em si constitui a profunda união com o Pai, deseja uma relação de mútua confiança e íntegra entrega. Para exemplificar esta relação de confiança usa a imagem do pastor que conhece suas ovelhas e é conhecido por elas.

O Sumo Pontífice destacou o papel da voz do pastor. A voz, instrumento tão usado e conhecido por nós, através do qual expressamos a maior ternura ou a mais pura frieza em relação a outrem. O pastor por sua vez, fazendo uso de sua voz, mostra às ovelhas o caminho correto. Por isso podemos dizer com toda propriedade que Nosso Senhor é o Pastor por excelência, assim como afirma o Papa: “Mas a voz de Jesus é única, se aprendemos a distingui-la Ele nos guia pelo caminho da vida, um caminho que ultrapassa até mesmo o abismo da morte”.

Por isso peçamos ao nosso Divino Pastor que através de sua voz nos comunique todas as suas graças e nos habitue a ouvi-lo em todos os momentos de nossas vidas e estarmos sempre flexíveis a suas inspirações.

 

Fonte: http://www.vatican.va/holy_father/francesco/angelus/2013/documents/papa-francesco_regina-coeli_20130421_it.html