O poder desumano do homem

A natureza com os seus insondáveis mistérios sempre foi para o homem uma fonte de surpresas. Uma das coisas que mais lhe impressiona é a sua força, sobretudo quando o homem se orgulhando de seus avanços científicos e tecnológicos, como por exemplo na construção de um satélite de última geração, vê que um simples asteroide cursando a sua rota sideral, pode em contato com o satélite,  desfazê-lo  em pedaços…

Sem falar da força bélica do homem, que projeta os seus caças, navios de guerra, foguetes etc. Mas não conta precisamente com um furacão “de última hora”, que leva tudo pelos ares…

Vejamos um pouquinho, algumas dessas “surpresas” da natureza:

O furacão, esta poderosa força da natureza é devastadora, com ventos que atingem velocidades acima de 100 km/h.

O tornado é uma tempestade ciclônica, que se manifesta pela formação de uma grande nuvem negra e que pode atingir uma velocidade de 500 km/h, podendo medir até 26 km de extensão.

O vulcão cujo magma atinge temperaturas entre 800 a 1.200°C. Há casos em que a lava misturando-se com a neve, formou uma quente e espessa lama, que ao descer as encostas do vulcão chegou a 200 km/h.

Os raios. Só para falarmos da temperatura em sua trajetória: 27.500°C.

Contra estas “fúrias”, o que opor? Adianta colocar um enorme exército para conter o avanço de uma avalanche de magma, por exemplo?

Passemos rapidamente para o reino animal, e detenhamos a nossa atenção em apenas três animais: a baleia, a girafa e o tigre.

A Baleia-Azul ultrapassa trinta metros e pode pesar até 200 toneladas! Imagine esta baleia batendo a cauda dela na água, que estrago que faz…

O coice mais violento que se tem notícia é o da girafa. As girafas são pacíficas e, quando não conseguem fugir das ameaças, defendem-se com fortes coices. Suas patas traseiras têm em média 2,5 metros. Um documentário científico registrou a incrível façanha de uma girafa que ao ver seu filhote atacado por um leão, aplicou-lhe um tão forte coice que arrancou a cabeça do felino! Não vale a pena arriscar…

O tigre, um animal ferocíssimo que não respeita animal nenhum, nem mesmo o leão. Seu peso pode chegar até 200 kg. Consegue dar saltos de até 9 metros! Com uma só patada, um tigre pode matar ou atordoar um búfalo e arrastá-lo por centenas de metros! Parente dos nossos sociáveis gatinhos!

Afinal resta-nos a pergunta: E o homem no meio de tudo isso? Qual é a sua força? Afinal, Deus não o constituiu rei da criação? (cf. Gn 1, 28-30)

O homem, enquanto força física, nada pode contra essas forças da natureza! Entretanto, Deus deu para o homem uma força que não deu à natureza. Essa força se chama ORAÇÃO.

Bem se expressou São Pedro Julião Eymard, ao dizer: “A oração é força, é a própria ação de Deus. Quem reza, dispõe do poder divino”.  E máxime Nosso Divino Mestre ao dizer: “Todas as coisas que pedirdes com fé na oração, a obtereis” (cf. Mt 21, 22). “Em verdade, em verdade vos digo que se pedirdes a meu Pai alguma coisa em meu nome, Ele vô-lo dará” (cf. Jo 16, 23).

Concluindo: para obtermos tudo o que quisermos nesta vida, só teremos o trabalho de juntar as mãos e dirigir uma prece cheia de fé ao Deus Todo-Poderoso. A nossa oração será tanto mais eficaz, se recorrermos à intercessão daquela que é chamada a omnipotência suplicante: Maria Santíssima.