Parabéns Nova Friburgo pelos 195 anos
Nova Friburgo vista do Caledonia

No dia 16 de maio de 1818 nasce mais uma filha do Brasil pré-imperial: a cidade de Nova Friburgo.

Nessa data, o Príncipe-Regente D. João VI, baixou um Decreto no qual autorizou o agente do Cantão de Friburgo, na Suíça, Sébastien-Nicolas Gachet, a estabelecer uma colônia de cem famílias suíças na Fazenda do Morro Queimado, no Distrito de Cantagalo, consagrando, inclusive, a paróquia que se criava, de São João Batista de Nova Friburgo, a fim de promover e dilatar a civilização do Reino do Brasil.

Assim, o aniversário da cidade é no mesmo dia 16, quando se comemora a autorização da vinda de suíços católicos para o Brasil, assinada por D. João VI.

Esse foi o primeiro movimento organizado, contratado pelo governo brasileiro, de imigrantes europeus a se estabelecerem no Brasil.

Como inspetor da projetada colônia, foi nomeado Monsenhor Pedro Machado de Miranda Malheiros, sacerdote e militar, um dos maiores defensores da imigração europeia. Mons. Miranda, de imediato, tratou da aquisição dos terrenos necessários à dita empresa; adquiriu duas datas de terra com meia légua de testada cada uma, pertencentes a Manuel de Sousa Barros e a José Antônio Ferreira Guimarães, e também a sesmaria chamada Morro Queimado, que pertencera a Lourenço Correia Dias, na qual, mercê de seu clima ameno e da sua situação topográfica, foi instalada a sede da colônia que tomou o nome de Nova Friburgo.

Acabaram por chegar a Nova Friburgo 261 famílias de colonos suíços, 161 a mais do que havia sido combinado nos contratos, formando-se assim o núcleo inicial da povoação entre 1819 e 1820. Sabendo o quão promissora era a cooperação desses estrangeiros para com a nova pátria, o Governo Real subscreveu, a 3 de janeiro de 1820, um Alvará elevando Nova Friburgo à categoria de vila, desmembrando para isso suas terras das de Cantagalo. A instalação da vila deu-se a 17 de abril desse mesmo ano. Nova Friburgo foi elevada à categoria de cidade a 8 de janeiro de 1890, tendo sua população aumentado com a chegada de imigrantes italianos, portugueses, espanhóis, austríacos, africanos, alemães, sírios e libaneses.

Nos últimos anos, a população de Nova Friburgo foi estimada em 173.989 habitantes, conforme o censo do IBGE do dia 04 de novembro de 2010.

Povo de feitio alegre, comunicativo, ágil no pensamento e no verbo, respeitoso e afável, o friburguense sabe cativar. Os passantes sentem-se atraídos para se estabelecerem por aqui.

A mais altaneira montanha de Nova Friburgo é conhecida por Caledônia; uma das maiores elevações da Serra do Mar; com 2.255 metros de altitude, pode-se visualizar de seu pico à céu limpo a Baía de Guanabara, uma parte da “Cidade Maravilhosa” e a “Suiça Brasileira”  que, mais do que ter um Pão de Açúcar, possui a “padaria” inteira…

O panorama é estupendo e vale ressaltar o vistoso Parque Estadual dos Três Picos (2.310m), também em Nova Friburgo; ao percorrer a trilha do “Vale dos deuses” a caminho dos Três Picos, vislumbra-se o imponente Caledônia, triunfante em meio as cordilheiras escarpadas da Região Serrana.

Enfim, incontáveis são as maravilhas naturais nascidas desta Serra; por último, mencionemos a Cascata do Conde D’Eu; a maior em queda-livre do estado do Rio de Janeiro, com mais de 127 metros de altura; próximo de Sumidouro.

Tantas maravilhas Deus criou no doce estado do Rio de Janeiro, alma do Brasil, que Sua Santidade o Papa Francisco se dignará ver com os próprios olhos e abençoar com as próprias mãos quando seu avião aterrissar, vindo dos céus – literalmente… – para estar junto aos brasileiros para a Jornada Mundial da Juventude![1]


[1] Cf. novafriburgo.rj.gov.br