Peregrinos da JMJ são acolhidos pelos Arautos do Evangelho

Peregrinos de diversos países estão chegando ao Brasil para a Jornada Mundial da Juventude e o encontro com o Papa Francisco.

Como já é tradição, nos cinco primeiros dias, prévios à chegada do Papa, os jovens são recebidos pelas dioceses mais próximas à cidade onde será realizada a JMJ. Estes dias recebem o título de “Semana Missionária”.

 

A diocese de Nova Friburgo abriu os braços para receber mais de dois mil jovens estrangeiros de diversos países da Europa, África, América e Ásia.

 

A missa de abertura da Semana Missionária foi celebrada por Dom Edney Gouvêa Mattoso – bispo de Nova Friburgo no Ginásio do Colégio Nossa Senhora das Dores. O local estava completamente lotado.

Várias atividades estão sendo desenvolvidas com os jovens peregrinos. Entre elas está a visita à casa dos Arautos do Evangelho.

Peregrinos argentinos, mexicanos, suíços, dinamarqueses, peruanos, entre outros, já tomaram contato com o carisma dos Arautos nestes dias. Na visita tiveram um momento de espiritualidade na capela, puderam conhecer mais sobre as atividades dos Arautos com a projeção de um vídeo explicativo e assistiram ao presépio com som, luz e movimentos, já conhecido do povo friburguense.

 

Semana Missionária

Missa de Abertura da Semana Missionária em Nova Friburgo

Muitas graças recebidas pelos jovens na JMJ começam a ser semeadas no acolhimento que recebem nos dias que antecedem a chegada do Papa.

Este período comumente chamado de Pré-Jornada, no Brasil, recebeu o título de Semana Missionária, uma vez que o Cardeal Stanislaw Rylko – presidente do Pontifício Conselho para os Leigos – em visita ao Rio de Janeiro em 2012, acedeu a que estes dias tivessem um caráter marcadamente missionário, seguindo o Documento de Aparecida.

Nesta semana as dioceses seguem um programa comum, baseado em três pontos: espiritualidade, solidariedade missionária e cultura.

Após a Semana Missionária os jovens se deslocarão para a cidade do Rio de Janeiro, para o encontro com o Papa Francisco.