O Dia dos Pais nos Arautos

“Quem teme o Senhor honrará seu pai e, como a senhores, servirá seus genitores. Com obras e palavras honra teu pai, para que venha sobre ti a sua bênção” (Eclo 3, 7-8).

Seguindo o ensinamento do Eclesiástico os Arautos do Evangelho de Nova Friburgo festejaram com muita alegria o Dia dos Pais neste último domingo, dia do Senhor.

A Santa Missa abriu a comemoração. Dirigimo-nos, como rezava a oração da coleta deste domingo, a Deus, a quem ousamos “chamar de Pai”, para suplicar as bênçãos para nossos pais, afim de que possam cumprir a belíssima vocação que lhes foi confiada pelo Criador, ou seja, participar, de alguma forma, de sua obra criadora.

A liturgia dominical convidava aos pais a serem vigilantes e a não deixarem o “lobo feroz” destruir o “pequeno rebanho” constituído por suas famílias.

Depois de termos alimentado o nosso espírito, o “irmão corpo”, como dizia São Francisco de Assis, reclamou sua parte… Para deixá-lo bem tranquilo foi servido um delicioso churrasco

Um desafio foi lançado após o almoço. Uma caça a um tesouro escondido em algum lugar misterioso. Como encontra-lo? Duas equipes foram formadas. Uma composta pelos pais, outra pelos filhos. Pistas e desafios, unidos à agilidade levaram a equipe dos pais a encontrar o almejado tesouro, depois de não pouco esforço. As mães é que estavam em uma situação difícil, pois tinham que escolher entre torcer pelos filhos ou pelos esposos…

Diz o Eclesiástico que, “quem honra o pai será alegrado pelos filhos e, no dia em que orar, será atendido” (Eclo 3, 6). De fato, a alegria e a harmonia familiar podem resumir este dia em que pais, filhos e arautos passaram juntos glorificando a Deus e sentindo-se amados por Ele e por Maria Santíssima.