A catarata espiritual

No nono capítulo de seu Evangelho, São Lucas escreve que Herodes procurava de algum modo ver a Jesus, pois chegavam-lhe muitas notícias a respeito do Mestre. (cf. Lc 9, 7).

Nas páginas dos Evangelhos encontramos outros personagens que procuravam ver a Jesus. Os Reis Magos, depois de longa e penosa viagem, chegaram a Jerusalém a procura do rei dos judeus que acabará de nascer: “Vimos sua estrela no Oriente e viemos para adorá-lo” (cf. Mt 2,3). De fato, vendo o Menino nos braços de sua Mãe, O adoraram. Em outro momento alguns gregos aproximaram-se de Felipe e rogaram-lhe: “Senhor, quiséramos ver a Jesus”. O Mestre viu neste pedido, que chegara a hora de o Filho do homem ser glorificado (cf. Jo 12, 21-23). Mais sublime foi o desejo de Maria Santíssima, acompanhada por alguns parentes, quando foi de Nazaré a Cafarnaum, para ver seu Filho, mas não pode vê-lo imediatamente devido à grande multidão que O cercava (cf. Lc 8, 19).

Os Magos, os gregos e, sobretudo Nossa Senhora souberam ver em Jesus o homem Deus, pois seus olhos eram sobrenaturalizados. Olhavam com os olhos carnais, mas enxergavam com os olhos sobrenaturais da fé.

Herodes não soube ver a Jesus, apesar de ter sido instruído por São João Batista. Ao invés de seguir os ensinamentos do Precursor, mandou degolá-lo na prisão. Por quê? “Ouvireis com os ouvidos e não entendereis, olhareis com os olhos e não vereis. Porque o coração deste povo embotou-se, e eles endureceram os ouvidos e fecharam os olhos” (Mt 13, 14-15).

O pecado cega o homem, pois impede-lhe de ver os aspectos sobrenaturais da existência. Cobre os olhos da fé com uma espécie de “catarata espiritual”. Pelo contrário, a virtude abre os olhos e alarga os horizontes permitindo ao homem ver a Deus refletido em suas criaturas. “Bem-aventurados os vossos olhos, porque veem! Ditosos os vossos ouvidos, porque ouvem!” (Mt 13, 16).

Mais tarde, na Paixão, Herodes veria a Jesus, mas por pura curiosidade, pois queria vê-Lo realizar um milagre. Fez-lhe muitas perguntas, no entanto o Mestre nada respondeu (cf. Lc 23, 8-9). Em verdade Herodes viu o homem, mas não viu a Deus, pois seus olhos estavam cobertos pela cegueira do pecado.

A melhor medicina para curar a “catarata espiritual” chama-se: sacramento da Confissão. Com humildade, reconhecendo nossas culpas e declarando-as ao sacerdote, fazendo um firme propósito de não cometer os mesmos erros, recuperamos a visão sobrenatural, para ver a Jesus na Eucaristia e um dia, contempla-Lo face a face no céu: “Jesus, a quem agora contemplo escondido, rogo-Vos se cumpra o que tanto desejo: que, ao contemplar-Vos face a face, seja eu feliz vendo a vossa glória (Hino Adoro te devote).