AS GRANDEZAS DO SOL

Orgulho das alturas, firmamento de pureza, eis o aspecto do céu numa visão de glória! O sol que aparece proclama, ao sair, que coisa maravilhosa é a obra do Altíssimo. Ao meio-dia resseca a terra: quem poderá resistir ao seu calor? Se alguém acende a fornalha para os trabalhos a fogo, o sol esquenta as montanhas três vezes mais: exala vapores ardentes e, dardejando seus raios, ofusca os olhos. É grande o Senhor que o fez e que, com suas palavras, lhe acelera o curso. (Eclo 43, 1- 5)

Que belas palavras nos diz o Eclesiástico a respeito do sol! Que magnitude tem ele, que mistérios ele guarda e, pela sua força, como nos faz lembrar o próprio Deus! Assim é a estrela mais próxima da Terra e única do nosso sistema planetário. Seu calor é formidável chegando a atingir em seu interior na faixa de 20.000.000ºC[1] e a sua luz dá as coisas debaixo do céu um esplendor fenomenal. Edmond Rostand afirma que: Ô Soleil! Toi sans qui les choses ne seraient que ce qu’elles sont[2].

Para termos noção da amplitude desse astro cuja distância da Terra está em 149.500.000 km; à base da distância e do diâmetro aparentes, calcula-se que o raio do sol é de 697.000 km, isto é, 109,1 vezes maior que o da Terra[3]. Ele é responsável pela vida e pela sustentação dela no nosso planeta, pela mudança das estações etc. Estudos comprovam que sua presença estimula o bom humor das pessoas e evita estados de depressão e suicídios, frequentes em países de inverno rigoroso em que a presença de luz natural é restrita há poucas horas por dia.

Se ao contemplarmos esse astro extraordinário nos causa tanta surpresa, o que dizer do “Sol” que jamais teve e nunca há de ter ocaso, o Criador do sol material, que fulgurou, fulgura e continuará fulgurando sobre a história humana? Seus raios deitaram-se de modo especial sobre a humanidade no momento em que a Palavra se fez carne e habitou entre nós. (Jo 1,14) e era esta a luz verdadeira que, vindo ao mundo, ilumina todas as pessoas (Jo 1,9).

Confiando n’Ele pode-se dizer com Isaías: Teu sol já não se porá e tua lua não terá minguante, pois o Senhor será a tua luz para sempre, e terminarão os teus dias de luto (Is 60,20). Se, porém, não trilhar os seus caminhos trevas e nuvens o rodearão e a Luz Divina se ocultará de suas trilhas podendo cair facilmente em qualquer obstáculo.
A luz da lua será como a luz do sol, e a luz do sol será sete vezes mais forte, como a luz de sete dias, no dia em que o Senhor tratar da chaga de seu povo e curar as feridas que recebeu (Is 30,26). Pondo nele nossa esperança assim nos tratará o Deus Altíssimo.


[1] Enciclopédia Barsa, Vol. 13, pag. 28 – Sol

[2] O sol sem o qual as coisas não são senão o que elas são.

[3] Enciclopédia Brasileira Mérito, Vol. 18, pag. 440 – Sol