O céu na terra e a terra no céu

Quantas vezes, por falta de conhecimento, deixa-se de receber todos os benefícios da participação na Santa Missa. Para tirarmos mais frutos do Santo Sacrifício do Altar, trazemos hoje um aspecto de suma importância: na Missa o céu vem à terra e a terra sobe ao céu.

Conforme Dom Alberto Sanguinetti Montero[1], bispo de Canelones, no Uruguai, na Santa Missa já participamos das celebrações e louvores do céu, da Jerusalém celeste. Na Missa se abre o céu, estamos com Cristo na presença do Pai, a graça do Espírito Santo desce, e nós subimos até Deus. A exortação “Corações ao alto” e a resposta “O nosso coração em Deus” significa que na Oração Eucarística estamos verdadeiramente no céu diante do Pai, com Jesus Cristo, por obra do Espírito Santo. Consagrados no batismo e na confirmação já participamos, de algum modo, da vida eterna.

Por isso, em toda Eucaristia cantamos com os coros angélicos: “Santo, Santo, Santo, Senhor, Deus do universo! O céu é a terra proclamam a vossa glória”. Da mesma forma em cada Missa nos unimos à bem-aventurada sempre Virgem Maria, aos santos apóstolos, aos mártires e todos os santos.

Compreendemos o caráter extraordinário da Santa Missa, e participamos bem dela por meio da fé, tomando consciência de que compartilhamos a Liturgia celeste. Ao mesmo tempo a esperança nos impulsiona a desejar e aguardar a gloriosa vinda de nosso Salvador Jesus Cristo e querer reinar com Ele. A Missa nos faz entrar na verdade última, definitiva e grandiosa para a qual fomos criados e redimidos: a ressurreição da carne e a vida do mundo futuro no seio da Trindade. “A nossa liberdade ferida extraviar-se-ia se não lhe fosse possível experimentar, já desde agora, algo da consumação futura” (Sacramentum Caritatis, nº 30).

Procuremos nos lembrar deste ensinamento: a cada Missa estamos no céu!


[1] Carta del Obispo de Canelones (Uruguay) sobre la Santa Misa