Projeto Futuro e Vida no Colégio Modelo e o senso do dever…

Das diversas causas que afligem o século presente, sem dúvida a falta da boa formação da juventude figura entre as primeiras.

Para auxiliar a resolução dessa problemática, os Arautos do Evangelho vem realizando o Projeto Futuro e Vida nos colégios, trazendo um pouco dos perfumes dos valores, no intuito de ajudar as famílias, a escola e, por consequência, a comunidade, a rumar na direção da vitória sobre os males que tanto assolam nossos dias.

Nesta semana, os alunos do Colégio Modelo em Nova Friburgo-RJ puderam mais uma vez participar desta interação, conhecendo um pouco mais da cultura musical de nosso país e de outras nações. Mais do que isso, foi ministrada uma palestra sucinta, que versava sobre a harmonia da vida de um homem, levando em consideração as primeiras “notas” que sua vida toca.

Assim, vale a pena lembrar um tema dentro dessa “obra educativa” que o grande pedagogo italiano São João Bosco considerava como o ponto central. Trata-se da formação do senso do dever.

Todos sabemos que sempre estamos na presença de Deus, porque Ele é imenso. Ele merece tudo. Tudo devemos a Ele. Segundo Dom Bosco: “Muito faz aquele que fazendo pouco, faz o que deve por ser vontade de Deus; e não faz nada aquele que faz muito, mas não o que deve fazer”[1].

Em seus conselhos, o padre de Turim ensinava:

Ninguém recuse o trabalho, por mais humilde que pareça, sendo dever, e lembre‑se que Deus pedirá contas do cumprimento do próprio dever, e não se fizemos ações brilhantes ou preenchemos cargos honoríficos. Formando como merece, aquele que varre uma sala, como aquele que ensina ou faz a prédica”[2].

Que Deus auxilie a nossa juventude – em especial de Nova Friburgo – a haurir desse tesouro, tendo um senso real do seu dever que é dar ao futuro a vida reta e feliz que ele merece…


[1] Cf. Extratos da obra “A educação moral e religiosa” de São João Bosco.

[2] Cf. Idem.