Bandeirão

Ao longo da história todas as instituições religiosas, militares ou civis sobreviviam e se aperfeiçoavam na medida em que os ideais da fundação eram alimentados em seus membros. Ora, as Forças Armadas tem por objetivo zelar pela defesa da Pátria e, portanto, devem alimentar em seus militares o amor pela Nação.

Este objetivo no Sanatório Naval de Nova Friburgo é desenvolvido diariamente pelo cerimonial de hasteamento da bandeira do Brasil e o canto do Hino Nacional brasileiro. Mas, para além de seus membros, o Sanatório procura incutir o mesmo amor à juventude, futuro do País, realizando o “Bandeirão”. Esta é realizada na última sexta-feira de cada mês e consiste no hasteamento da bandeira nacional de um modo mais solene e contando com a presença de algum estabelecimento de ensino.

O Colégio Arautos do Evangelho de Nova Friburgo teve a honra de ser convidado para o primeiro “Bandeirão” de 2014. Do belo chalé em estilo normando, os alunos do Colégio Arautos assistiram todo o cerimonial, com suas narrações e movimentos militares, que se desenvolveu no pátio, defronte ao prédio.

Após o término da cerimônia, o Capitão-de-Fragata (Md) Luiz Carlos da Graça, gentilmente apresentou o chalé com suas dependências aos jovens alunos do colégio, ao mesmo tempo em que lhes explicava um pouco da história do Sanatório, presente nos símbolos e quadros que decoram os vários ambientes.