Vésperas Solenes na Catedral de Nova Friburgo

“Sendo o Bispo, de modo eminente, o representante visível de Cristo e sumo sacerdote do seu rebanho, deve ser ele também, entre os membros da sua Igreja, o primeiro na oração. É por isso, sumamente recomendável que, na medida do possível, sobretudo da igreja catedral, ele celebre a Liturgia das Horas, principalmente Laudes e Vésperas, rodeado do seu presbitério e ministros, com a participação plena e ativa do povo” (Cerimonial dos Bispos, 187).

Zeloso por seu rebanho e fiel cumpridor do que ensina a Igreja, Dom Edney Gouvêa Mattoso, Bispo diocesano de Nova Friburgo, celebrou, de modo solene, com o povo a ele confiado, as vésperas da solenidade de Maria Santíssima, Santa Mãe de Deus. A cerimônia desenvolveu-se na catedral de São João Batista, com a presença do pároco, Pe. Marcus Vinicius Brito de Macedo; do vigário paroquial, Pe. Gustavo Pereira Cinne e do cerimoniário da Diocese, Pe. Lourenço Isidoro Ferronatto, EP.

Após a recitação das vésperas foi exposto o Santíssimo Sacramento e cantado o Te Deum seguido da benção solene, a última do ano de 2013.

O coral dos Arautos do Evangelho acompanhou a cerimônia, interagindo, no canto dos salmos, com o numeroso público que lotou a catedral.