O papel do sacerdote na sua comunidade

Prezados fiéis, falar do papel do sacerdote em sua comunidade paroquial é falar de sua missão como sacerdote no serviço da caridade, em profunda cooperação com o Bispo.

O Magistério nos fala que “o ser e o agir do sacerdote – a sua pessoa consagrada e o seu ministério – são realidades teologicamente inseparáveis e tem como finalidade o serviço ao desenvolvimento da missão da Igreja: a salvação eterna de todos os homens” (Congregação para o Clero, O Presbítero, n.5). Contudo, todo batizado tem a missão de levar os homens à salvação que encontrou em Jesus, para responder diversamente de Caim, quando Deus pedir contas da missão: “Onde está o teu irmão Abel? Caim respondeu: Não sei! Sou porventura eu o guarda do meu irmão?” (Gn 4,9).

O que é específico na missão do padre? “Aos batizados, que receberam depois o dom do sacerdócio ministerial, foi conferida sacramentalmente uma missão nova e específica: a de personificar no seio do Povo de Deus o tríplice múnus – profético, cultual e régio – do próprio Cristo como Cabeça e Pastor da Igreja” (Cfr. Pastores dabo vobis,13-15). Isto quer dizer que “sem a presença de Cristo representado pelo presbítero, guia sacramental da comunidade, ela não seria plenamente eclesial” (Beato João Paulo II, 23/11/2001). Em outras palavras, sem a presença de um padre, a paróquia não teria a plenitude dos meios de salvação. Sabendo disso, qual não será a dedicação do padre aos seus paroquianos?

Compreendendo a identidade, reflitamos sobre a missão: olhemos para o padre dentro da paróquia. Sabemos que “deixou” sua casa paterna, amigos, sonhos particulares, para dar lugar a algo que o ultrapassa: agir na pessoa de Cristo Cabeça, em nome da Igreja (cfr. SC, n.33). E é exatamente aí, dentro da paróquia, que ele deve realizar a vontade da Igreja quando esta lhe pede desprendimento generoso.

O olhar do padre não deve se desviar de sua missão e identidade. A paróquia não é sua clausura, tão pouco o seu quarto. Sua missão não se restringe ao território da paróquia, mas se estende a toda humanidade. Onde se encontrar, o seu ser sacerdotal estará sinalizando a presença da Igreja, com a qual deve estar em comunhão plena através da obediência prometida ao Bispo no dia de sua ordenação. Assim, ele também permanecerá sendo plenamente Igreja, na medida em que sentir com ela. Seu desprendimento cativará os corações muito mais que o seu enraizamento, proclamando o verdadeiro significado da palavra “missão”. Eis o seu papel e o seu testemunho na paróquia.