Onde um filho de Santo Inácio subiu ao Céu 

Para finalizar a viagem a Vitória no Carnaval de 2014, nada melhor do que agradecer o dono da casa. Como assim?

Sem dúvida, o próprio Espírito Santo, a terceira pessoa da Santíssima Trindade tem um patrocínio especial por este estado que é devotado ao Seu nome. Nossa Senhora das Alegrias nunca cessa de amparar os capixabas que, em meio a milagres históricos, tem seus corações postos nas mãos d’Ela. Entretanto, não seria justo deixar de mencionar certo sacerdote que, com sua vida, atendeu espiritualmente tantos e tantos brasileiros, sobretudo nessa região do país.

Ele seguiu as inspirações do Espírito Santo e confiou na Virgem das Alegrias para nunca desanimar em lugar tão próspero e ao mesmo tempo difícil campo de batalha.

Foi assim que no dia 5 de março, Quarta-feira de Cinzas, a Santa Missa foi celebrada pelo Pe. Manuel Herrada, EP, no quarto onde o virtuoso Beato Pe. José de Anchieta entregou sua alma a Deus.

Como se lê nos informativos históricos, ali o Pe. Anchieta se hospedou muitas vezes, quando morava na Bahia, passando de viagem para o Rio de Janeiro ou São Paulo (antigas capitanias de São Sebastião e São Vicente, respectivamente) ou voltando de viagem para Salvador (antiga capitania da Bahia de Todos os Santos), e mesmo Olinda, em Pernambuco (ou capitania de Nova Lusitânia).

Neste lugar entregou sua alma a Deus, já doente e enfraquecido pelo desgaste das longas viagens que fazia – quase sempre a pé – num trabalho de muitos anos, a fim de preparar e fortalecer as comunidades indígenas. Ele, certamente, poderia ter escolhido tantos outros lugares onde trabalhou e fez amigos; entretanto, foi a pequena aldeia de Reritiba – hoje Anchieta – o local escolhido para que mais um filho de Santo Inácio entrasse no paraíso.