Em Nova Friburgo um Simpósio sobre a Fé

Dentre as diversas coisas que um bom cristão pode fazer em um feriado – sobretudo no Dia do Trabalho… – os terciários, famílias amigas dos Arautos e famílias dos jovens do projeto Futuro e Vida escolheram talvez a melhor: um simpósio que tratou sobre a Fé. “Esta palavra, apesar de tão pequena, contém um grande significado”… assim começou o nosso expositor o Revmo. Pe. Ricardo José Basso, EP.

Mas o que é fé?

Temos duas espécies de fé, uma, a natural com a qual cremos no que vemos. Por exemplo, ao comprarmos um pacote de um quilo de açúcar acreditamos que estamos levando um quilo para casa. A segunda espécie é a fé sobrenatural, introduzida em nossas almas no momento do batismo. Esta é uma virtude com a qual cremos no que não vemos; nos ensinamentos da Igreja; alcançamos milagres e conseguimos força para lutarmos contra todas as tentações que nos afastam do caminho de Deus – caminho este que temos que seguir para chegarmos ao céu. Na Carta aos Hebreus lemos: “A fé é o fundamento da esperança, é uma certeza a respeito do que não se vê” (Hb 11, 1).

O catecismo nos ensina que a fé é um dom de Deus, uma virtude sobrenatural infundida por Ele em nossa alma, pela qual nós, apoiados em sua graça, acreditamos nas verdades por Ele reveladas e nos ensinamentos da Igreja[1].

Para que serve a fé? Ela é necessária para obtermos a salvação. O próprio Senhor afirma: “Aquele que crer e for batizado será salvo; aquele que não crer será condenado” (Mc 16, 16). Portanto, a fé é um dom gratuito que Deus dá ao homem e necessário para se alcançar a salvação.

Mas podemos perder esse dom inestimável?

É o que São Paulo alerta a Timóteo: “Combate (…) o bom combate, com a fé e boa consciência; pois alguns, rejeitando a boa consciência, vieram naufragar na fé” (Cf. 1Tm 1, 18-19).

Para viver, amadurecer e perseverar na fé, devemos alimentá-la com a Palavra de Deus, devemos pedir ao Senhor que aumente a nossa fé, como nos narra São Lucas: “Os Apóstolos disseram ao Senhor: Aumenta em nós a fé” (Lc 17, 5-6).

Acrescentou ainda o Pe. Ricardo que pelo batismo somos chamados a ser semeadores da Palavra de Deus e a seguirmos os passos dos apóstolos. Em todos os momentos de nossas vidas, em casa, no trabalho, na fila do banco, na própria Igreja etc…, temos que dar testemunho da nossa fé, testemunho da verdadeira salvação que é Cristo o Senhor e de Sua Igreja.

E concluía que a fé nos faz degustar, como por antecipação, a alegria e a luz da visão beatífica, meta de nossa caminhada aqui na terra. A fé é, portanto, o começo da vida eterna. Ninguém alcançará a bem-aventurança eterna, sem que tivesse primeiramente o conhecimento da fé, pois está escrito: “Bem-aventurados os que não viram e creram” (Jo 20, 29).

Além do Simpósio para as famílias, os novatos participantes do Projeto Futuro e Vida passaram dias agradáveis entre várias atividades. Os Arautos de Nova Friburgo tiveram a alegria de acolher nestes dias os Arautos de Campos dos Goytacazes que acrescentaram às atividades o entusiasmo que os caracteriza.


[1] Cf. TERCEIRO CATECISMO DA DOUTRINA CRISTÃ, n860. Anápolis: Serviço de animação Eucarística Mariana. 2005.