II Simpósio Musical da Região Sudeste

– Arautos do Evangelho –

                              

No feriado de 1º de maio – Festa de São José e dia do trabalhador – os Arautos do Evangelho da Província Sudeste promoveram o II Simpósio Musical em São Paulo na sede Nossa Senhora da Consolata.

Treinos especiais

Treinos especiais

Em cada dia, foi desenvolvida intensa formação musical com jovens provenientes das mais variadas partes do país, desde Montes Claros – MG, Vitória – ES, Juiz de Fora – MG, São Carlos – SP, Campos dos Goytacazes – RJ e de Nova Friburgo – RJ.

Ensaios por naipes

Ensaios por naipes

Nos treinos, ora por naipes, ora através da prática de conjunto, todos puderam crescer muito em conhecimento e perícia no vastíssimo universo da música e desde trombones, eufônios, bombardinos, flautas transversais, trompas, tubas, clarinetes, trompetes, e percussão em geral; todos puderam receber ao seu grau um novo e útil ensinamento.

Santa Missa

Obviamente, mais do que isso, nas missas, palestras de formação espiritual e treinos de cerimonial, sentia-se a graça de Deus viva na alma de cada um que ali estava, reunidos em nome de Nossa Senhora para um fim tão nobre.

Foi digna de nota a orientação do Prof. Sérgio Antônio de Almeida,[1] que esteve como responsável musical do evento, sob orientações do Superior Provincial Pe. Jorge Gustavo Antonini, EP.

Apresentação final

No último dia (4 de maio), como chave de ouro, logo após a santa Missa, foi realizada uma apresentação musical com os 80 músicos na capela de São Francisco e São José na Serra da Cantareira que é cuidada pelos Arautos do Evangelho (a celebração litúrgica também foi ornamentada com os cânticos dos jovens músicos).

Convívio

Sem dúvida as atividades foram por demais abençoadas e cada um pode voltar com o coração cheio de entusiasmo, a alma repleta de graças e a cultura enriquecida depois de tão propício encontro. Queira Deus que essas sementes frutifiquem e possam dar ao Brasil de amanhã o porvir anunciado por Nossa Senhora em Fátima: “Por fim, o meu Imaculado Coração triunfará”!


[1] Prof. Sérgio Antônio de Almeida: Foi aluno do Conservatório Estadual de Música “Haidée França Americano”, do “Cordas e Canto – Centro Musical”, que era afiliado ao “Conservatório Brasileiro de Música” do Rio de Janeiro – RJ, da Escola de Música “Scala” e da EMA-Tec (Escola de Música, Artes e Tecnologia), participou de várias edições do “Festival de Música Colonial Brasileira e Música Antiga” pelo Centro Cultural “Pró-Música”, todos em Juiz de Fora, MG.

Participou de diversas formações, como Bandas Civis e Militar (Exercito), Orquestra Filarmônica de Juiz de Fora, Orquestra de Jazz (Pró-Música, Juiz de Fora). Além de vários grupos de Câmara, conjuntos de bailes, grupos instrumentais de MPB e Jazz, corais, participações em gravações de CD’s, etc. Atualmente dedica-se a desenvolver um trabalho como solista e camerista, junto com pianistas e grupos instrumentais, além de suas atividades como professor.