Réplica da Cruz da Jornada Mundial da Juventude

No último domingo do mês de abril, domingo da Misericórdia, dia da esperada canonização do Beato João Paulo II do Beato João XXIII, a Paróquia de Nossa Senhora da Piedade em Cordeiro-RJ, sede do Vicariato Norte da Diocese de Nova Friburgo teve a inauguração e benção da réplica da Cruz da Jornada Mundial da Juventude.

Em 1984 foi celebrado na Praça São Pedro, no Vaticano, o Encontro Internacional da Juventude com o Papa São João Paulo II, por ocasião do Ano Santo da Redenção. Na ocasião, o Papa entregou aos jovens a Cruz que se tornaria um dos principais símbolos da JMJ, conhecida como a Cruz da Jornada.

Em março de 1985, durante o encontro internacional de jovens no Vaticano o Pontífice anunciou a instituição da Jornada Mundial da Juventude.

Como a XXVIII Jornada Mundial da Juventude foi realizada de 23 a 28 de julho de 2013 na cidade do Rio de Janeiro, os símbolos da Jornada peregrinaram por várias cidades do Brasil, tendo aqui na Diocese de Nova Friburgo, a cidade de Cordeiro sido escolhida com uma das sedes para recepção e vigília da Cruz e do ícone de Nossa Senhora.

Durante o evento intitulado “Bote Fé”, realizado pela Igreja Nossa Senhora da Piedade e a Prefeitura Municipal de Cordeiro no dia 09 de maio de 2013, o então Vice Prefeito prometeu ao então Vigário Episcopal Norte, Pe. Fábio da Cunha Felippe, a instalação da réplica da Cruz em praça pública para eternizar a passagem dos ícones da JMJ pela cidade.

Quase um ano depois, tendo como Vigário Episcopal Norte, o Pe. Alexandre Antônio Guidio, a promessa se cumpre e a réplica é instalada no adro da Igreja Matriz sendo um marco da passagem dos ícones por Cordeiro, da JMJ 2013 e ao mesmo tempo em que marca o dia da canonização de São João Paulo II, idealizador da JMJ e responsável pela instituição da festa da Divina Misericórdia.