Diocese de Nova Friburgo vive Ano Eucarístico

Caros amigos, na última quinta-feira, vivemos momentos de grande alegria e espiritualidade por ocasião da solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Nosso Senhor. De muitos modos Ele perpetua a sua presença bendita na Igreja, mas especialmente está presente no Santíssimo Sacramento. Como ensina o Concílio Vaticano II: “na Santíssima Eucaristia está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, isto é, o próprio Cristo, a nossa Páscoa e o pão vivo que dá aos homens a vida mediante a sua carne vivificada e vivificadora pelo Espírito Santo” (PO, 5).

Nesta solenidade tivemos ocasião de inaugurar um ano temático para nossa Igreja Diocesana. Desde 19 de junho deste ano até o próximo 04 de junho, a Diocese de Nova Friburgo estará vivendo um “Ano Eucarístico”. O tema escolhido para nossa reflexão é “Eucaristia e Missão”.

A missão é a íntima vocação da Igreja, que nasceu para evangelizar. Nas palavras do Santo Padre, o Papa Francisco: “A alegria do Evangelho, que enche a vida da comunidade dos discípulos, é missionária” (EG, 21). A Igreja se alegra pela presença sem par de Jesus na Eucaristia, ela nos faz um só corpo, como ensina o Concílio Vaticano II: “pelo sacramento do pão eucarístico, ao mesmo tempo é representada e se realiza a unidade dos fiéis, que constituem um só corpo em Cristo” (LG, 3). E, nas palavras de São Paulo: “Como há um único pão, nós, embora muitos, somos um só corpo, pois participamos todos desse único pão”. (ICor 10, 16-17).

Delineia-se, portanto, o perfil missionário da Igreja: povo alcançado por Jesus Cristo,que pelo Sacrifício Eucarístico,está mais intimamente unido ao Pai, no Espírito Santo;e enviado a evangelizar. Muitos sãos os modos de evangelização na Igreja, mas na diversidade, que lhe é própria, evangeliza unida num só corpo. Neste aspecto, deve crescer cada vez mais na consciência de sua missão evangelizadora enquanto “Corpo Eclesial”.

Continuo esta reflexão com as palavras do Papa Francisco: “A intimidade da Igreja com Jesus é uma intimidade itinerante, e a comunhão ‘reveste essencialmente a forma de comunhão missionária’. Fiel ao modelo do mestre é vital que hoje a Igreja saia para anunciar o Evangelho a todos, em todos os lugares, em todas as ocasiões, sem demora, sem repugnâncias e sem medo” (EG, 23).

Enchamos o coração de esperança e empenhemo-nos nos trabalhos sugeridos por este “Ano Eucarístico”, para que a Comunhão faça de nós uma Igreja missionária e em permanente saída. Deus abençoe a todos!

Dom Edney Gouvêa Mattoso, Bispo Diocesano de Nova Friburgo