Dom Edney abençoa a capela do Colégio Arautos do Evangelho em Nova Friburgo

No dia 14 de outubro – véspera do início do Ano Jubilar Teresiano – Dom Edney Gouvêa Mattoso abençoou solenemente a capela do Colégio Arautos do Evangelho em Nova Friburgo. O momento não poderia ser mais simbólico, uma vez que Santa Teresa de Ávila é a padroeira do Colégio e, no seu dia, se comemora o Dia do Professor.

Cerca de 100 pessoas, entre professores, alunos, pais e amigos, assistiram a Celebração Eucarística presidida pelo Bispo Diocesano e concelebrada pelo Pe. Jorge Gustavo Antonini, EP – Provincial dos Arautos do Evangelho na Região Sudeste – e pelo Pe. Lourenço Isidoro Ferronatto, EP – Superior dos Arautos em Nova Friburgo.

Na homilia, entre outros princípios, o prelado comentou a influência benfazeja que um templo exerce na vida de quem o procura. Em suas palavras:

“E, finalmente, uma palavra sobre o momento específico onde estamos vivendo. Abençoar um novo templo, abençoar uma nova igreja – que não importa se ela é grande ou pequena, porque seja na grande, seja na pequena; a grandeza está n’Aquele a quem ela abriga: o Senhor. E aqui nós poderemos encontrá-lo. Aqui nós poderemos trazer nossas orações, alegrias, angústias, perplexidades, cansaços. O próprio Jesus diz: ‘Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos e Eu vos darei descanso, porque meu julgo é suave e meu fardo é leve’ (Mt 11, 8)”.

“[…] eu hoje não tenho – por incrível que pareça, o bispo sofre desta contradição, ele que tem todas as igrejas da diocese, não tem uma na qual se dedicar. Uma das coisas que, se eu tivesse um templo hoje, eu colocaria, seria na entrada esta frase: ‘Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos e Eu vos aliviarei’”.

“Entrarmos na casa de Deus nessa confiança, de que Ele nos acolhe, nos abraça, nos revigora, nos restaura e nos leva a experimentar seu fardo suave, seu julgo que é leve, porque é Ele mesmo que nos ajuda a carregar o nosso.”

“Por isso, meus irmãos, parabéns por essa realização, por este belo templo que não se deixa vencer pelo seu pequeno tamanho, mas é grande na sua beleza e maior ainda na santidade que ele traz consigo.”

Após a Missa, o coral das alunas realizou um concerto musical seguido de uma poesia apresentada pelos alunos, na qual se homenageava o Bispo Diocesano e todos os professores em uma sequência de frases eucarísticas na qual se evidenciava a clave do Ano Eucarístico Diocesano. O corolário se deu quando os estudantes presentearam D. Edney e o corpo docente com uma réplica de um ostensório em miniatura.

Uma agradável confraternização encerrou o dia, em um leve ambiente de convívio e bem querença.