Missa do Galo na Catedral de Nova Friburgo

“Alegremo-nos todos no senhor: hoje nasceu o Salvador do mundo, desceu do céu a verdadeira paz”. Sabiamente preparada pela Santa Igreja, a antífona de entrada para a tradicional Missa do Galo convida os fiéis a se postarem na alegria própria do Natal. Alegria esta que tira o homem de dentro de si mesmo e se difunde dando às coisas comuns uma impressão de mais brilho e elevação.

Como de costume, a solene celebração Eucarística da noite do dia 24 na Catedral de Nova Friburgo foi presidida por Dom Edney Gouvêa Mattoso e acompanhada pelo coro e orquestra dos Arautos do Evangelho.

Durante o cântico do “Glória in excelsis Deo”, calado durante as quatro semanas do Advento, o “Menino Jesus” foi solenemente introduzido pela nave central da catedral e depositado na manjedoura diante do altar.

Em sua homilia, Dom Edney precisou que “o natal de Jesus nos prepara para o nosso verdadeiro natal, ou seja, quando nascermos para o céu; pois, a exemplo dos santos, dos quais se comemora a data de falecimento, ocasião em que ‘nascem’ para a verdadeira vida, a eterna, devemos nós estar preparados para a nossa hora”. Sua excelência finalizou suas palavras exortando os fiéis a que “a expressão ‘feliz natal’ não seja apenas uma expressão usual, mas sim, um acontecimento espiritual em nossas vidas e na vida de nossas famílias”. Ao término da celebração, Dom Edney convidou os presentes a se aproximarem do presépio e venerarem com especial piedade o Salvador que por amor aos homens se encarnou.