LANÇAMENTO PEDRA FUNDAMENTAL CASA NOVA FRIBURGO

LANÇAMENTO PEDRA FUNDAMENTAL

Quando alguém empreende a construção de um edifício, por exemplo, um castelo, em sua mente está um plano cronológico: começa por colocar os alicerces para depois levantar as paredes, sobre as quais serão postas as vigas que sustentarão o telhado e, por fim, a cobertura. Completando a obra ele poderá construir uma bela torre e encimá-la com uma cruz. Seguem-se os acabamentos, pinturas, lustres, quadros e móveis, etc. Terá, deste modo, concluído o edifício e grande será a sua satisfação.

Não obstante, diz o adágio popular que “tudo depende do primeiro impulso”, ou seja, com o zelo e amor com que se inicia um empreendimento. Se isso é assim na edificação de um castelo, de um prédio ou simples residência, como não será com a construção da Casa de Deus? Tem esta um objetivo primeiro de propiciar ao povo de Deus um contato vivo com a sua Palavra, com os Santos Mistérios e, sobretudo, com Jesus Eucarístico, nas celebrações litúrgicas, na Sagrada Comunhão ou nos momentos de adoração.

Ora, esse “primeiro impulso” para a edificação de mais uma capela, desta vez dedicada a Nossa Senhora de Fátima foi dado aos vinte dias do mês de junho do ano do Senhor de dois mil e quinze, às dez horas da manhã, com a realização, com grande decoro e solenidade da cerimônia de lançamento da pedra fundamental da referida capela e da casa de formação dos Arautos do Evangelho na cidade de Nova Friburgo – RJ. Lançando a primeira pedra desta obra, desejaram os Arautos seguir o conselho do Apóstolo São Paulo: “Quanto ao fundamento, ninguém pode pôr outro diverso daquele que já foi posto: Jesus Cristo” (ICor 3, 11).

O início da edificação de mais um templo em louvor à Mãe de Deus e de uma casa de formação foi motivo de grande alegria para todos os presentes. A solene Celebração Eucarística foi presidida por Sua Excelência Reverendíssima Dom Edney Gouvêa Mattoso, Bispo Diocesano de Nova Friburgo, e concelebrada por 17 sacerdotes diocesanos e religiosos, entre eles o Vigário Geral, Pe. Marcus Vinícius Brito de Macedo, o Vigário Episcopal Sede, Pe. Fábio da Cunha Felippe e pároco de Santa Edwiges, Pe. Antônio Leão Ferreira.

Após a Ação de Graças, teve lugar o rito próprio à bênção da pedra fundamental. Após aspergir com água benta o local onde se situará a futura capela, Dom Edney depositou dentro da pedra fundamental a ata da cerimônia assinada por todos os presbíteros presentes, o nome das pessoas que até o presente momento contribuíram com a construção e algumas publicações. Dentre estas um exemplar da Revista Arautos do Evangelho e do Comunicado Mensal da Diocese de Nova Friburgo.