MisericórdiaNo último 1º de setembro o Papa Francisco, em carta dirigida a Dom Rino Fisichella, Presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização, exprimiu seu desejo de que o Ano Santo, anunciado por ele em 13 de março passado, seja para todos os crentes um verdadeiro momento de encontro com a misericórdia de Deus.
O Santo Padre espera que a indulgência jubilar alcance a todos os fiéis e indica como se pode obter dita indulgência: Para viver e obter a indulgência os fiéis são chamados a realizar uma breve peregrinação rumo à Porta Santa, aberta em cada Catedral ou nas igrejas estabelecidas pelo Bispo diocesano, e nas quatro Basílicas Papais em Roma, como sinal do profundo desejo de verdadeira conversão. Estabeleço igualmente que se possa obter a indulgência nos Santuários onde se abrir a Porta da Misericórdia e nas igrejas que tradicionalmente são identificadas como jubilares. É importante que este momento esteja unido, em primeiro lugar, ao Sacramento da Reconciliação e à celebração da santa Eucaristia com uma reflexão sobre a misericórdia. Será necessário acompanhar estas celebrações com a profissão de fé e com a oração por mim e pelas intenções que trago no coração para o bem da Igreja e do mundo inteiro.
Ressaltamos que a obtenção da indulgência, ou seja, “a remissão, perante Deus, da pena temporal devida aos pecados cuja culpa já foi apagada” (CIC 1471), se dará mediante o cumprimento das condições indicadas pela Igreja e ressaltadas pelo Santo Padre em sua missiva. São elas: a confissão sacramental, receber a sagrada Comunhão, rezar nas intenções do Sumo Pontífice e ter a disposição interior de um completo afastamento do pecado, mesmo só venial.
A indulgência plenária só pode ser obtida uma vez por dia e é preciso que, pelo menos antes de cumprir as últimas disposições da obra indulgenciada (para o Ano Jubilar será após entrar pela Porta Santa recitar a profissão de fé), o fiel esteja em estado de graça (Cf. O Dom da Indulgência, Penitenciaria Apostólica, 29 de Janeiro de 2000).
O início do Jubileu da Misericórdia se deu com a abertura da Porta Santa na Basílica Vaticana durante a Solenidade da Imaculada Conceição. Em todas as Dioceses do mundo foram abertas Portas Santas nas catedrais e outras igrejas escolhidas pelos Bispos Diocesanos.