Viagem de Férias (2)

No dia de hoje duas cidades históricas foram escolhidas para luzir aos olhos dos participantes da viagem de férias/agosto de 2016, promovida pelos Arautos do Evangelho de Nova Friburgo: Congonhas do Campo e Ouro Preto.

São Tomás de Aquino apresenta cinco vias por onde o homem pode chegar à conclusão da existência de Deus através da razão. A quarta via é a da beleza, a qual demonstra que pelas maravilhas criadas por Deus pode o homem chegar à conclusão de Sua existência. Entre estas se encontra o próprio homem que, além de criado, é elevado à filiação divina pelo sacramento do batismo. O prof. Plinio Corrêa de Oliveira comenta que as obras realizadas pelo homem podem ser chamadas de “netas de Deus” uma vez que o seu autor é Seu filho.

Hoje, sem dúvida, foram visitadas muitas “netas de Deus”!

No período da manhã puderam ver de perto as famosas obras de Aleijadinho, em especial os Profetas que adornam a fachada da basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos e os Passos da Via Sacra esculpida em madeira cedro no final do século XVIII.

A tarde foi preenchida com a visita a antiga capital mineira, Ouro Preto. A pitoresca Estrada Real, outrora percorrida por personagens da Coroa Portuguesa, apresentou aos viajantes muitas curiosidades, em especial suas poéticas pontes construídas com enormes e bem encaixadas pedras.

Entre cantos e orações foram visitadas as principais igrejas desta histórica cidade. A basílica de Nossa Senhora do Pilar, adornada com 450 quilos de ouro e prata, foi a primeira. A reação de todos não poderia ser outra a não ser de encanto e entusiasmo. Na igreja de Nossa Senhora do Carmo puderam contemplar nos azulejos das paredes um pouco da história carmelitana e, também cantar para louvar a Mãe de Deus.

Para completar o dia, uma surpresa! A visita a uma antiga mina de ouro. Foram percorridos túneis subterrâneos escavados para a extração do mais precioso dos metais. Uma verdadeira aventura!

Como não poderia ser diferente, todos elevaram sua ação de graças a Deus pela oportunidade de conhecer tantas maravilhas, participando da santa Missa celebrada em uma abençoada e antiga capela de Congonhas do Campo.

 

Viagem de Férias (15)Viagem de Férias (1)

Viagem de Férias (2) Viagem de Férias (3) Viagem de Férias (4) Viagem de Férias (5) Viagem de Férias (6) Viagem de Férias (7) Viagem de Férias (8) Viagem de Férias (9) Viagem de Férias (10) Viagem de Férias (11) Viagem de Férias (12)Viagem de Férias (13) Viagem de Férias (14)