Chegamos ao centésimo aniversário da primeira aparição de Nossa Senhora em Fátima, data tão esperada por nós, tendo em vista que a mensagem ali revelada fundamenta uma especial esperança para a humanidade.

As palavras de Nossa Senhora aos três pastorinhos de Fátima convidam a elevar nossas vistas para considerarmos novos horizontes: os do Reino de Maria: “Por fim, o meu Imaculado Coração triunfará”.

Contudo, entrados já duas décadas no século XXI, como favorecer a conversão dos pecadores e apressar ao máximo a aurora bendita deste Reino? Nossa Senhora no-lo indica: afervorarmo-nos na devoção ao seu Imaculado Coração, na oração e na penitência.

O convite a este afervoramento espiritual pedido pela Santíssima Virgem, teve especial lugar na celebração Eucarística realizada na Capela de Nossa Senhora de Fátima, ainda em construção, dos Arautos do Evangelho, em Nova Friburgo.

         A Santa Missa, em honra do Imaculado Coração de Maria da Virgem de Fátima, foi presidida pelo Vigário Geral da Diocese de Nova Friburgo, Pe. Marcus Vinícius Brito de Macedo e concelebrada pelos padres arautos Lourenço Isidoro Ferronatto, EP, superior dos Arautos do Evangelho em Nova Friburgo e Jorge Gustavo Antonini, EP, representante do fundador dos Arautos do Evangelho, Monsenhor João Scognamiglio Clá Dias. A Eucaristia foi concelebrada ainda por outros oito sacerdotes da diocese de Nova Friburgo: Pe. Antônio Leão Ferreira, Pároco de Santa Edwiges; Pe. Fernando Pacheco, Vice-reitor do Seminário Imaculada Conceição; Pe. Jorge Getúlio Moreira, Pároco de Nossa Senhora da Conceição em Duas Barras; Pe. Luís Carlos Pedrini, Pároco da igreja do Imaculado Coração de Maria – São Pedro e São Paulo; Pe. Ernestino Mendes Bueno, OCS, Pároco de Nossa Senhora da Guia em Monerat; Pe. Higor Moraes de Jesus, Vigário paroquial da igreja do Imaculado Coração de Maria – São Pedro e São Paulo em Duas Pedras e Chefe de gabinete do Bispo Diocesano; Pe. Raphael Costa dos Santos, Pároco de São Vicente de Paulo em Rio das Ostras e Pe. Gilmar Rodrigues Gomes, Paróco de Nossa Senhora das Graças em Olaria.

Nesta solene Eucaristia, um grande número de fiéis realizou sua consagração a Jesus pelas mãos de Maria, segundo o método de São Luís Maria Gringnon de Monfort, entre eles o Pe. Raphael Costa dos Santos que com muita devoção fez sua preparação ao longo de meses com os Arautos do Evangelho. Estiveram presentes também, além de numeroso público das várias paróquias da diocese e de outras cidades do Brasil, várias autoridades civis e religiosas.

Em várias outras paróquias e comunidades da diocese celebraram-se Missas em honra da Virgem de Fátima. Convidados para auxiliarem nas celebrações Litúrgicas, os Arautos estiveram presentes na Catedral de São João Batista, onde presidiu a Eucaristia Dom Edney Gouvêa Mattoso, bispo diocesano de Nova Friburgo; na paróquia do Sagrado Coração de Jesus em Cordeiro, onde presidiu o Revmo. Padre Jorge Gustavo Antonini, EP, e na Eucaristia celebrada pelo Revmo. Padre Arnaldo Leite de Carvalho na comunidade de Nossa Senhora de Fátima na mesma cidade.

Neste dia, também nos alegramos pela canonização, recém-realizada pelo Santo Padre o Papa Francisco dos, até então, Beatos Francisco e Jacinta Marto, dois dos três pastorinhos a quem Nossa Senhora apareceu.

Assim, pela fé, alegria e entusiasmo suscitados pelo Espírito Santo no coração dos fiéis no mundo inteiro, pode-se afirmar, com toda a segurança neste centenário das aparições da Mãe de Deus em Fátima, que a era de maldade e afastamento de Deus em que vivemos está próxima do fim! Nos tempos felizes previstos por São Luís Maria Grignion de Montfort, a Santíssima Virgem haverá de estabelecer o seu império nas almas, nas instituições, nas nações e em todo o orbe. No Reino de Maria surgirá, qual vinho novo, uma sociedade admiravelmente superior a tudo o que possamos imaginar. Será como um lírio nascido no lodo, durante a noite e sob a tempestade, a rogos da Rainha do Céu e da terra.