À primeira vista, nada. Mas se analisarmos bem, tem muita coisa!

Atenção: Primeiro assista ao vídeo, depois leia o texto. Ao ler o texto, troque a palavra turbulência por tentação.

https://www.youtube.com/watch?v=bkAO-1mo8Sw [1]

 

 

Subitamente, nos vemos em voo no meio de uma tentação, quer dizer, uma turbulência. Apesar de toda a tecnologia moderna, inopinadamente podemos ser envolvidos por ela. Na vida espiritual, ela é inevitável. É ela que nos escolhe, sem que possamos muitas vezes evitar. Os que já passaram por isso sabem do que falo.

O que é turbulência? Há vários níveis de turbulência, mas as provocadas pelas nuvens cumulus nimbus são as mais fortes. Dentro dessas nuvens ocorrem variações meteorológicas fortíssimas quase instantâneas, notadamente de temperatura, pressão e velocidade. O ar gira em redemoinhos e varia sua velocidade em todos os sentidos, causando a turbulência, que joga o avião para todos os lados quase ao mesmo tempo, como se fosse uma mistura de bebidas sendo preparada dentro de um grande copo pelo bartender (o garçom que prepara bebidas).

 

As aparências são as seguintes:

A​ PRIMEIRA sensação que nos assalta o espírito quando o avião entra numa forte turbulência, ​ por mais curta que seja, é que ela não termina nunca ou que vai demorar bastante.

A SEGUNDA sensação é que ela é invencível, mais tempo, menos tempo, o avião vai se arrebentar e nós vamos morrer irremediavelmente.

A TERCEIRA, é que aquilo nos toma por inteiro, pensamos mil coisas ao mesmo tempo, não conseguimos raciocinar direito, é quase impossível agir racionalmente.

Por consequência, a QUARTA coisa é que corremos o risco de perder inteiramente a confiança no comandante, que foi treinado longamente para enfrentar situações como aquela, das quais, salvo raras exceções, consegue se sair bem. Muitas vezes, sequer lembramos que ele existe.

Na tentação ocorre a mesma coisa: somos tomados inteiramente por aquilo, parece que não existe outra realidade, só vemos aquilo. Como dizia outro dia um sacerdote num sermão acerca do Evangelho sobre as tentações, ELA É UMA SENHORA INTRUSA QUE NÃO PEDE LICENÇA PARA ENTRAR. Ela vai chegando, se acomodando, …  entra e se estabelece com toda sem cerimônia e parece não ter hora para ir embora.

No entanto, assim como ocorre com a tentação:

1) O comandante sabe o que se passa. Por maior que seja a turbulência, ele mantém a situação sob controle. A sua primeira providência é transmitir confiança aos passageiros, avisando com voz calma e serena que o avião passará por uma zona de turbulência, sem alarde, sem especificar o tamanho da coisa, etc. ELE NÃO SE MANIFESTA DURANTE A TURBULÊNCIA APENAS PORQUE ESTÁ SUPER CONCENTRADO NO SEU TRABALHO, MAS ELE CONTINUA NO COMANDO, NUNCA ABANDONA AS PESSOAS QUE LHE FORAM CONFIADAS NAQUELE VÔO. Portanto, quando sobrevir a tentação, antes de tudo, CONFIANÇA NO COMANDANTE! OU SEJA, EM DEUS E NOSSA SENHORA!

2) A segunda coisa é que Ele, o comandante, segue um roteiro bem parecido com o que os autores de vida espiritual recomendam para o caso de fortes tentações. A sua primeira providência é NÃO “DISCUTIR” com a tempestade jamais, a qual, por experiência própria, ele sabe que é muito poderosa. Sendo assim, os pilotos prestam muita atenção na chamada “velocidade de penetração de turbulência” para evitar danos à estrutura da aeronave. Ela é próxima da velocidade normal de cruzeiro e provavelmente os passageiros nem vão notar a desaceleração. Portanto, a regra a seguir nessas situações É DIMINUIR A POTÊNCIA DOS MOTORES, porque se ele não fizer isso, a soma das potências do avião e da tempestade podem causar danos ESTRUTURAIS. Portanto, NUNCA DISCUTA COM O DEMÔNIO!

3) A terceira coisa que ele faz é mandar todo mundo retornar aos seus lugares e afivelar seus cintos de segurança, não saindo de lá em hipótese alguma, pois o sacolejar da aeronave poderá arremessá-los para todos os lados, até para o teto, podendo acarretar traumas severos, até mesmo a quebra de um pescoço. Mortes em turbulências podem ocorrer pelo fato do passageiro não estar afivelado ao assento. Há registros disso. Portanto, MANTENHA-SE RECOLHIDO AO PÉ DO MESTRE, sem movimentos bruscos, apenas reze.

4) Se conseguir, seria recomendável que não olhasse para fora, porque os raios e relâmpagos dão a sensação que envolvem o avião como um todo, muitas vezes parece mesmo que estamos no centro de uma descarga elétrica, e que mais cedo ou mais tarde, um raio vai fazer desintegrar o avião. No entanto, mantenha-se seguro no seu lugar, porque, apesar das aparências em contrário, é quase impossível um raio atingir um avião. Portanto, quando sobrevir a tentação, DESVIE DELA A SUA ATENÇÃO, procure qualquer coisa para fazer, de preferência algo que lhe absorva com mais facilidade a sua atenção, como, por exemplo, pensar que está pilotando uma lancha num mar de almirante, disputando a partida de um jogo que outrora fora da sua preferência, etc.

5) A quinta coisa é que, por mais duradoura que seja, POR MAIORES QUE SEJAM AS APARÊNCIAS EM CONTRÁRIO, A TURBULÊNCIA PASSA. Não somente isso, as fortes turbulências não costumam ser duráveis. Se os passageiros tivessem isso em mente durante uma turbulência, ficariam muito mais tranquilos e confiantes de chegarem ao destino sãos e salvos. Portanto, quando lhe sobrevir uma tentação, por mais forte e durável que aparente ser, não se esqueça, A TENTAÇÃO SEMPRE PASSA, sobretudo as mais fortes, e normalmente passa muito mais rápido do que imaginamos. O demônio é que lhe dá a aparência de algo interminável.

6) Se assim proceder, quando o avião tocar o solo, ao desembarcar você será tomado por uma paz de espírito inigualável, sentir-se-á mais forte e se tiver a humildade de compreender que saiu daquela situação não por seus próprios méritos mas por méritos do Comandante a rogos de Sua Mãe, ou seja, de Nosso Senhor Jesus Cristo a rogos de Maria, estará em muito melhores condições de enfrentar outras tempestades. A não ser que, preferindo a tranquilidade de uma vida olhando somente para o chão … NUNCA MAIS QUEIRA VOAR!

 

Em resumo:

 

1) Confiança em Nossa Senhora. Ela nunca abandona Seus filhos e tem poder para tirá-lo de qualquer situação.

2) Nunca discuta com o demônio.

3) Reze, mantenha-se recolhido ao pé do Mestre.

4) Procure desviar a atenção da tentação fazendo algo agradável.

5) Por fim, não se esqueça de que, por maiores que sejam as aparências em contrário, a tentação sempre passa.

6) Se fizer tudo isso, meu amigo, sempre com a ajuda de Nossa Senhora, tenha a certeza de que terá cada vez mais paz de alma e será cada vez mais forte!

 

MARCO ANTONIO MACHADO

 

AMERICAN AIRLINES FLIGHT 280 FROM SEOUL TO DALLAS FT. WORTH INTERNATIONAL HIT TURBULENCE THAT LASTED FOR 45 MINUTES AND FORCED THE FLIGHT TO LAND IN TOKYO.