Após o pecado original o homem passou da condição de filho (adotivo) de Deus à de criatura, pois a filiação divina que se dá por meio da graça santificante foi perdida. Necessitava ele, assim, moralmente do auxílio Divino para ser curado da chaga do pecado. Quis, portanto, Deus para isso utilizar-Se de meios materiais para dar a sua graça espiritual, uma vez que aquele é uma junção de alma e corpo, ou, espírito e matéria.

Com o advento do Messias, os Sacramentos foram instituídos por Ele. O Batismo (Mt 28,19), para a remissão da Culpa Original; a Confirmação (At 8,17; 19,6) para o fortalecimento espiritual; A Eucaristia (Mt 26,26; Mc 14,22; Lc 22,19; 1Cor 11,24) para a sustentação na prática da virtude, especialmente a da Caridade, e contra a inclinação ao pecado; a Penitência ou Confissão (Mt 18,18; Jo 20,23) para o perdão dos pecados atuais; a Unção dos Enfermos (Mc 6,13; Tg 5,14) para a remissão dos vestígios do pecado e aperfeiçoamento da graça conferida pelo sacramento da penitência; a Ordem (1Tm 4,14; 5,22; 2Tm 1,16) para a perpetuidade dos sacramentos e bem espiritual dos homens; e por fim, o Matrimônio (Mt 19, 6; Ef  5,31-32) para a procriação da espécie humana e contra a concupiscência pessoal.

Sendo os Sacramentos de tão grande importância na vida de todo católico, os Arautos do Evangelho de Nova Friburgo promoveram no correr deste semestre um curso sobre “Teologia dos Sacramentos”. Assim, puderam os participantes se aprofundar no conhecimento sobre estes elementos sagrados instituídos por Cristo para nossa salvação e crescer no fervor sacramental.

O encerramento do curso realizou-se com uma solene Eucaristia celebrada na Capela de Nossa Senhora de Fátima pelo Revmo. Pe. Lourenço Isidoro Ferronatto, EP que, ao final da Missa, entregou aos participantes do curso os certificados de conclusão.