LUZ PARA ILUMINAR AS NAÇÕES

 

“Luz para iluminar as nações” (Lc 2,32). Há vinte séculos, estas palavras, fruto de uma esperança que se realizava, brotaram dos lábios do venerável e velho Simeão, quando no exercício de suas funções sacerdotais tomou nos braços Aquele que é a Luz “que ilumina todo homem” (Jo 1,9).

Esta mesma Luz que Simeão viu brilhar diante de seus olhos naquele tempo, nos iluminará no próximo sábado, 2 de fevereiro,  por meio da festa litúrgica da apresentação do Menino Jesus no Templo de Jerusalém e a purificação de Nossa Senhora. O Evangelista São Lucas narra que, depois do nascimento de Nosso Senhor e decorrido o prazo que a Lei de Moisés estabelecia para a purificação das mulheres que davam à luz, Nossa Senhora e São José levaram o Menino Jesus ao Templo para O apresentarem a Deus, conforme prescrito no Levítico (Lev 12, 1-8). Na ocasião Maria Santíssima ofereceu ao Senhor o sacrifício ritual de dois pombinhos, segundo o estabelecido para as famílias pobres (Lev 12, 8). Embora Jesus e Maria não estivessem sujeitos à Lei, quiseram observá-la por amor à humildade e para dar-nos o exemplo. Esta festa foi instituída pela Igreja no século VIII, com o nome de Purificação da Bem-Aventurada Virgem Maria, e no Calendário Romano de 1969 passou a ser chamada de “Apresentação do Senhor”.

Ora, assim como Maria Santíssima entrou no Templo levando em seus braços a verdadeira Luz, somos convidados a trazer em nossas mãos o brilho das velas acesas e a acorrermos Àquele que é o “Sol nascido das alturas” (Lc 1,78). Esse é, pois, o simbolismo da festa das “candeias” ou “Candelária”, também celebrada no mesmo dia por meio de procissões e da benção solene das velas, que remonta aos primeiros séculos do cristianismo[1]. Como nos ensina São Sofrônio, “é este o significado do mistério que hoje celebramos. Por isso caminhamos com lâmpadas nas mãos, por isso acorremos trazendo as luzes, não apenas simbolizando que a luz já brilhou para nós, mas também para anunciar o esplendor maior que dela nos virá no futuro” [2].

Não obstante, a festa da Apresentação do Senhor deste ano coincidirá com o primeiro sábado do mês, no qual será realizada a devoção reparadora dos primeiros sábados pedida por Nossa Senhora à irmã Lúcia no dia 10 de dezembro de 1925, em Pontevedra na Espanha, onde a vidente era jovem postulante à vida religiosa, nas irmãs doroteias. Esta devoção é promovida pelos Arautos do Evangelho em inúmeras paróquias do Brasil e, em Nova Friburgo, será, neste mês de fevereiro, na Capela do Colégio Nossa Senhora das Dores, uma vez que a Catedral estará em reforma. A santa Missa será presidida pelo padre Marcus Vinícius de Macedo, pároco da Catedral de Nova Friburgo. Esta devoção está muito unida à celebração da Apresentação do Senhor no Templo, visto que o profeta Simeão profetizou que uma espada traspassaria a alma de Nossa Senhora e a prática da devoção dos primeiros sábados tem por intenção primeira reparar as ofensas feitas ao Imaculado Coração de Maria, ou seja, aos sofrimentos da Mãe de Deus pelos pecados dos homens.

“Vós sois a luz do mundo” (Mt 5,13). Assim disse Nosso Senhor a todos que o ouviam. Todavia, alguns homens tem a especial missão de iluminar com a sã doutrina o rebanho de Cristo: os bispos. Será nessa atmosfera de luzes que teremos a alegria de comemorar o aniversário natalício de Dom Edney Gouvêa Mattoso, Bispo Diocesano de Nova Friburgo. A missa de ação de graças será celebrada na paróquia de Nossa Senhora das Graças às 18h30.

Portanto, a todos que celebraremos com piedade estas festas, vivamos cheios de entusiasmo e alegria e deixemos que a luz do Espíritos Santo brilhe sobre todos e cada um de nós.

 

Benção das velas

 

Deus, fonte e origem de toda luz, que hoje mostrastes ao justo Simeão a luz que ilumina as nações, nós vos pedimos humildemente: santificai estas velas com a vossa benção e atendei às preces do vosso povo aqui reunido. Fazei que, levando-as nas mãos em vossa honra e seguindo o caminho da virtude, cheguemos à luz que não se apaga. Por Cristo, nosso Senhor.


[1] Cf. Missal Romano. Tradução da 2ª edição típica. Paulus, 1992.

[2] Cf. Liturgia das Horas, vol. III. Festa da Apresentação do Senhor.