Visita às Cidades Históricas
Duas cidades históricas foram escolhidas para luzir aos olhos dos viajantes no dia de hoje: Congonhas do Campo e Ouro Preto.
São Tomás de Aquino apresenta cinco vias por onde o homem pode chegar à conclusão da existência de Deus através da razão. A quarta via é a da beleza, a qual demonstra que pelas maravilhas criadas por Deus pode o homem chegar à conclusão de Sua existência. Entre estas encontra-se o próprio homem que, além de criado, é elevado à filiação divina pelo sacramento do batismo. O prof. Plinio Corrêa de Oliveira comenta que as obras realizadas pelo homem podem ser chamadas de “netas de Deus” uma vez que o seu autor é Seu filho.
Hoje, sem dúvida, foram visitadas muitas “netas de Deus”!
No período da manhã puderam ver de perto as famosas obras de Aleijadinho, em especial os Profetas que adornam a fachada da basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos e os Passos da Via Sacra esculpida em madeira cedro no final do século XVIII.
A tarde foi preenchida com a visita a antiga capital mineira, Ouro Preto. A pitoresca Estrada Real, outrora percorrida por personagens da Coroa Portuguesa, apresentou aos viajantes muitas curiosidades, em especial suas poéticas pontes construídas com enormes e bem encaixadas pedras.
Entre cantos e orações foram visitadas as principais igrejas desta histórica cidade. A basílica de Nossa Senhora do Pilar, adornada com 450 quilos de ouro e prata, foi a primeira. A reação de todos não poderia ser outra a não ser de encanto e entusiasmo. Na igreja de Nossa Senhora do Carmo puderam contemplar nos azulejos das paredes um pouco da história carmelitana e, também cantar para louvar a Mãe de Deus.
Para completar o dia, uma surpresa! A visita a uma antiga mina de ouro. Foram percorridos 300 metros embaixo da terra através do túnel que era utilizado para a extração do mais precioso dos metais. Uma verdadeira aventura!
Algo interessante, que para ser compreendido precisa de certo pressuposto: os Arautos do Evangelho estão presentes em mais de 70 países. Assim, aqui no planeta Terra não é fácil percorrer alguma extensão sem ter a alegria de se deparar com dois ou mais Arautos. Dessa forma, entre outras alegrias, os jovens friburguenses puderam assistir a Santa Missa e inclusive estar na mesma hospedagem de um grupo animado de Juiz de Fora. A alegria foi imensa e todos puderam conviver um pouco antes de se encontrar outra vez – com eles e outros 800 ou mil Arautos – no Curso de Férias Internacional que começa dentro de poucos dias!
Era preciso ver a alegria nos olhos de cada um, que, só pode ser menor do que as Graças que esperam esses filhos benditos de Nossa Senhora nos dias que estão por vir!
Adorei!!!!!!!!
Lindo passeio, que Deus proteja os seus caminhos e os abençõe!!!