Visita às Cidades Históricas

Duas cidades históricas foram escolhidas para luzir aos olhos dos viajantes no dia de hoje: Congonhas do Campo e Ouro Preto.
São Tomás de Aquino apresenta cinco vias por onde o homem pode chegar à conclusão da existência de Deus através da razão. A quarta via é a da beleza, a qual demonstra que pelas maravilhas criadas por Deus pode o homem chegar à conclusão de Sua existência. Entre estas encontra-se o próprio homem que, além de criado, é elevado à filiação divina pelo sacramento do batismo. O prof. Plinio Corrêa de Oliveira comenta que as obras realizadas pelo homem podem ser chamadas de “netas de Deus” uma vez que o seu autor é Seu filho.
Hoje, sem dúvida, foram visitadas muitas “netas de Deus”!
No período da manhã puderam ver de perto as famosas obras de Aleijadinho, em especial os Profetas que adornam a fachada da basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos e os Passos da Via Sacra esculpida em madeira cedro no final do século XVIII.
A tarde foi preenchida com a visita a antiga capital mineira, Ouro Preto. A pitoresca Estrada Real, outrora percorrida por personagens da Coroa Portuguesa, apresentou aos viajantes muitas curiosidades, em especial suas poéticas pontes construídas com enormes e bem encaixadas pedras.
Entre cantos e orações foram visitadas as principais igrejas desta histórica cidade. A basílica de Nossa Senhora do Pilar, adornada com 450 quilos de ouro e prata, foi a primeira. A reação de todos não poderia ser outra a não ser de encanto e entusiasmo. Na igreja de Nossa Senhora do Carmo puderam contemplar nos azulejos das paredes um pouco da história carmelitana e, também cantar para louvar a Mãe de Deus.
Para completar o dia, uma surpresa! A visita a uma antiga mina de ouro. Foram percorridos 300 metros embaixo da terra através do túnel que era utilizado para a extração do mais precioso dos metais. Uma verdadeira aventura!
Algo interessante, que para ser compreendido precisa de certo pressuposto: os Arautos do Evangelho estão presentes em mais de 70 países. Assim, aqui no planeta Terra não é fácil percorrer alguma extensão sem ter a alegria de se deparar com dois ou mais Arautos. Dessa forma, entre outras alegrias, os jovens friburguenses puderam assistir a Santa Missa e inclusive estar na mesma hospedagem de um grupo animado de Juiz de Fora. A alegria foi imensa e todos puderam conviver um pouco antes de se encontrar outra vez – com eles e outros 800 ou mil Arautos – no Curso de Férias Internacional que começa dentro de poucos dias!
Era preciso ver a alegria nos olhos de cada um, que, só pode ser menor do que as Graças que esperam esses filhos benditos de Nossa Senhora nos dias que estão por vir!