Missa de Ação de Graças pelo aniversário da Aprovação Pontifícia dos Arautos do Evangelho

Annuntio vobis gaudium magnum…

Assim começa a célebre frase que dentro em breve todos nós, filhos da Igreja, ouviremos quando o próximo Pontífice passar a guiar a nau de Pedro.

Entretanto, antes mesmo do campanário começar a ressoar, em alguma medida, o eco deste sino já se fez ouvir nas colinas que adornam a bela cidade de Nova Friburgo, quando no dia 22 de fevereiro Sua Excia. Revma. Dom Edney Gouvêa Mattoso presidiu a Celebração Eucarística na Festa da Cátedra de Pedro na Paróquia Santa Edwiges.

Neste dia feliz, há 12 anos, Monsenhor João Scognamiglio Clá Dias, adentrava os umbrais do Vaticano para receber o documento provindo da Sé de Pedro – então pastoreada pelo Papa Beato João Paulo II – que selaria até o fim do mundo um novo carisma suscitado pelo Espírito Santo para proclamar a piedade eucarística, a devoção a Nossa Senhora e o amor ao papado!

 

A Santa Missa foi concelebrada pelo vigário-geral Monsenhor Alex de Paiva Ribeiro e pelo Pe. Marcus Vinícius de Macedo, pároco da catedral.

A comemoração contou com a ilustre presença das Irmãs Dorotéias, bem como membros das Comunidades Shalon e Corban. O Vereador Prof. Pierre Moraes, Prof. Larry Busquet, Secretário de Educação e o Sr. Wilson Tavares, Secretário de Conselheiro Paulino também estavam presentes na Missa que foi abrilhantada pelo coro infanto-juvenil do Projeto Futuro e Vida dos Arautos do Evangelho.

O momento que mais tocou o coração do público, foi quando Dom Edney proferiu a homilia. Realmente uma verdadeira cascata de maravilhas! Começava o prelado dizendo que a Igreja nunca será derrotada porque é conduzida pelo Espírito Santo.

Comentava que a Igreja é de Cristo e é Ele que faz florescer no seio dela novos carismas para servi-la, novas experiências de eclesialidade, como é o caso dos Arautos do Evangelho.

“Hoje faz-se um ‘clarão’ no meio do tempo penitencial da quaresma pois a Cátedra de Pedro é proclamada. (…) Nessa data se cumprem 12 anos de Aprovação Pontifícia dos Arautos do Evangelho. Doze anos é um número muito simbólico! Representa o florescimento, a juventude, e me faz lembrar aquilo que Paulo VI dizia: ‘uma nova primavera da Igreja’. Louvamos a Deus pelo aniversário dessa aprovação!”

E concluía: “parabéns aos nossos irmãos Arautos do Evangelho! Parabéns por essa conquista que há 12 anos eu vi de perto – digo isso, pois muitos bispos deram seu parecer e eu era um deles – e eu vejo que ela (referindo-se a aprovação) floresce para o bem da Igreja!”

No fim, o Hino Pontifício ecoou na nave central da igreja e mais profundamente nos corações dos mais de 200 fiéis que ali se encontravam, coroando o dia e subindo aos céus como oração e votos de que Nossa Senhora ampare e dê forças para o Santo Padre realizar sua nobre e árdua missão aqui na Terra.

Hino Pontifício – Charles Gounod (1818-1893)

Ó Roma eterna, dos Mártires, dos Santos

Ó Roma eterna, acolhe nossos cantos!

Glória no alto ao Deus de majestade,

Paz sobre a terra, justiça e caridade.

 

A ti corremos, Angélico Pastor,

Em ti nós vemos o Doce Redentor.

A voz de Pedro na tua o mundo escuta

Conforto e escudo de quem combate e luta

 

Não vencerão as forças do Inferno,

Mas a verdade, o doce amor fraterno.

 

Salve, salve Roma, é eterna a tua história,

Cantam-nos tua glória monumentos e altares

Roma dos Apóstolos, Mãe e Mestra da verdade,

Roma, toda Cristandade, o mundo espera em ti.

 

Salve, salve Roma, o teu sol não tem poente,

Vence refulgente, todo erro e todo mal!

Salve Santo Padre, vivas tanto ou mais que Pedro!

Desça qual mel do rochedo, a bênção paternal!