“A beleza salvará o mundo”

(Nascer do sol em Nova Friburgo)

Mais uma semana se finda, e novos Projetos Futuro & Vida foram realizados em Nova Friburgo, mais especificamente no simpático Distrito de Conselheiro Paulino.

Graças a Deus tudo transcorreu bem e as palestras interativas do Projeto encontraram eco no senso cultural de professores e alunos que revelaram aptidão musical, bem como apetência artística transformada em palmas que acompanhavam o compasso cadenciado dos Pasodobles espanhóis apresentado pelo coral feminino dos Arautos do Evangelho.

Diga-se de passagem, o fundador dos Arautos do Evangelho, Monsenhor João Scognamiglio Clá Dias, sempre incentivou o apoio cultural à juventude, pois, dentro do carisma dos Arautos figura em ponto mor o Pulchrum, ou seja, a busca pelo “belo”, como por exemplo a arte, o teatro, a literatura e a música.

Inclusive a esse respeito, o Papa Beato João Paulo II escreveu que: “A beleza é chave do mistério ao transcendente. É o convite a saborear a vida e a sonhar o futuro.” [1] E citando Dostoevskij, afirmou: “a beleza salvará o mundo”[2], pois a luz da face de Deus resplandece em toda a sua beleza no rosto de Jesus Cristo, “imagem do Deus invisível” (Col 1, 15), “resplendor da sua glória” (Heb 1, 3), “cheio de graça e de verdade” (Jo 1, 14): Ele é “o caminho, a verdade e a vida” (Jo 14, 6). [3] “Assim, a beleza desta imagem incomparável resplandece em nós, que estamos em Cristo, e nos revelamos pessoas de bem pelas nossas obras”.[4]

Dessa forma, mais algumas sementes de Pulchrum, foram lançadas em quatro colégios no decorrer desta semana: Colégio Estadual Salustiano José Ribeiro Serafim, Escola Municipal Francisco Silveira, Colégio Municipal Umbelina B. de Queiroz e CIEP 480 Prof. Luiz Carlos Veronese. Sementes essas que devem ser cultivadas pela família, pelos professores e, sobretudo pelos próprios alunos para que possam dar vida nova e um bom futuro para a nação!


[1] JOÃO PAULO II. Carta aos Artistas, 1999. nº 16.

[2] Idem

[3] Cf. JOÃO PAULO II. Carta Encíclica Veritatis Splendor. n°2.

[4] Idem. n°73.