A Sexta-Feira da paixão do Senhor

Nesse dia, segundo antiquíssima tradição a igreja não celebra os sacramentos. Do altar é retirada a cruz, os castiçais e a toalha. É um dia de silêncio, pois se recorda a Crucifixão de Jesus e por isso é o único dia do ano no qual não se realiza a missa.

É possível comungar nesse dia?

No lugar da missa se faz a Celebração da Paixão do Senhor, pelas três horas da tarde, que é constituída por três partes: liturgia da Palavra, adoração da cruz e comunhão eucarística.

A sagrada comunhão só pode ser distribuída aos fiéis durante essa celebração, mas poderá ser levada a qualquer hora aos doentes que não possam participar da cerimônia.

A cruz, que é o elemento que domina a celebração, iluminada pela luz da ressurreição, nos é apresentada não como símbolo de morte, mas como manancial de vida autêntica, como trono de glória e instrumento de vitória e por isso é exposta para a adoração dos fiéis.

A Sexta-Feira Santa na Catedral de Nova Friburgo

A Sexta-Feira Santa não é um dia de choro nem de luto, mas sim de respeitosa alegria na contemplação do sacrifício redentor do qual brotou a salvação. Esse foi o tônus da abençoadíssima celebração presidida por D. Edney Gouvêa Mattoso, bispo diocesano de Nova Friburgo, na catedral São João Batista.

Após a celebração foi iniciada a procissão com a imagem do Senhor morto e de Nossa Senhora das Dores, seguida do sermão das Sete Palavras na Praça Demerval Barbosa Moreira.

O sermão foi proferido por Mons. Alex de Paiva Ribeiro, vigário geral; Pe. Marcelo Campos da Silva, da paróquia Santa Terezinha; Pe. Sérgio Vitorino da Silva, pároco da paróquia Imaculado Coração de Maria, São Pedro e São Paulo; Pe. José Eliomar de Almeida Soares, SJC, da paróquia Imaculada Conceição; Pe. José Ruy Corrêa Junior, reitor do Seminário diocesano; Pe. Marcus Vinicius Brito de Macedo, pároco da Catedral; Pe. Lourenço Isidoro Ferronatto, EP, superior dos Arautos do Evangelho em Nova Friburgo. Cada sacerdote meditou em uma das últimas palavras de Jesus na cruz. Dom Edney completou a meditação incentivando a que todos já começassem a viver na alegre expectativa da ressurreição do Senhor.

A cerimônia contou com a afluência de enorme público, que lotou a catedral e a Praça Demerval Barbosa Moreira.

 

Fontes:

Missal Romano

Catequese de S.S. João Paulo II durante a audiência geral das quartas-feiras – 8/4/1998.