Dia de festa no Seminário Diocesano de Nova Friburgo

São José concedeu um grande presente ao Seminário Diocesano de Nova Friburgo. Na solenidade do Patrono da Igreja o Bispo Diocesano de Nova Friburgo, Dom Edney Gouvêa Mattoso, impôs a Batina a cinco seminaristas: Alex Barbosa Rosa, Anderson Rodrigo Crespo Rosa, Cidivânio de Souza Floriano, Felipe de Oliveira Motta e Jean Carlos Gama Barboza dos Santos.

Ingressados no Seminário em 2012, completaram o Propedêutico, iniciando em 2013 o primeiro ano de filosofia, com exceção do seminarista Anderson que já cursara o primeiro ano no mosteiro de São Bento no Rio de Janeiro, passando agora para o segundo.

Na homilia, Dom Edney, apresentou de forma clara, como é seu costume, as provas pelas quais passou São José e sua inabalável confiança. Incentivando os seminaristas, discorreu sobre a beleza da vida sacerdotal, mostrando como esta é sublime, mas ao mesmo tempo, também tem suas provas. Exemplificou o que afirmara com sua própria vida, uma vez que ingressou para o Seminário após ter concluído a faculdade de Ciências Naturais. Sentiu o chamado de Deus já como professor. Deixando tudo pra trás, passou por inúmeras provas, mas sempre manteve a confiança e a certeza de que era Deus que o chamava, a ponto de poder afirmar: “Sou extremamente feliz”.

Os familiares e amigos dos seminaristas encheram a bela capela do Seminário. No final da celebração o seminarista Alex dirigiu palavras de agradecimento, seguido pelo reitor, Pe. José Ruy Corrêa Junior, que mostrou a importância do ato que acabava de se realizar.

Além do reitor, concelebraram a Missa o Pe. Marcus Vinicius Brito de Macedo, pároco da Catedral de São João Batista e o Pe. Lourenço Isidoro Ferronatto, EP, superior dos Arautos do Evangelho em Nova Friburgo.

 Propedêutico

O propedêutico é “concebido como uma ‘instituição autónoma, distinta e coordenada com outras etapas de formação’. Trata-se dum curso com uma residência própria, com uma programação específica, que deve ter uma duração não inferior a um ano e ser realizado depois da conclusão dos estudos secundários sob a direção de formadores bem escolhidos. A sua obrigatoriedade estende-se também aos alunos provenientes dos seminários menores e dos grupos vocacionais. Entre os seus principais objetivos, mencionam-se os seguintes: discernimento vocacional, amadurecimento humano-afetivo, formação espiritual com uma experiência viva de Deus alimentada com leituras bíblicas, com a oração e a liturgia. O curso visa, além disso, completar a formação intelectual, a iniciação à vida comunitária e uma compreensão mais aprofundada da Igreja, do sacerdócio e do ministério presbiteral. Para cada uma das principais dimensões formativas (humana, espiritual, intelectual e pastoral) são dadas orientações detalhadas”[1].


[1] Congregação para a Educação Católica (para os Seminários e as Instituições de Estudos): O Período Propedêutico: documento informativo.