O Conclave

“Fazei surgir um sacerdote fiel, que agirá segundo meu coração e a minha vontade. Eu lhe darei uma casa que permaneça para sempre e ele caminhará na minha presença todos os dias.” (1Sm 2,35)

Essa passagem do primeiro livro de Samuel é utilizada como antífona de entrada para a missa pela eleição de um novo Papa, missa esta, recomendada pela CNBB neste período de Sé vacante.

Conclave (do latim cum clave – com chave) é o nome que se dá à reunião de Cardeais convocada para a escolha de um novo Pontífice, pois se realiza a portas fechadas.

Origem

O conclave foi estabelecido por Gregório X em 1274. A eleição deste Papa se deu quase três anos após a morte de seu antecessor, Clemente IV, devido à indecisão dos cardeais em relação a quem elegerem para o trono de São Pedro.  A eleição se deu apenas depois de serem tomadas medidas drásticas para forçar os cardeais a decidirem quem seria o Papa. Entre elas, foi determinada a detenção dos prelados no palácio episcopal por sugestão de São Boaventura e, também foi retirada a cobertura da sala de reuniões, deixando os eleitores expostos às intempéries, medida levada a cabo pelo governador de Roma.

Para evitar que tal fato se repetisse, Gregório X convocou o Concílio de Lyon, 1274, onde foram estabelecidas as normas relativas à eleição dos pontífices, que perduram, com pequenas alterações, até os tempos atuais. Entre elas passou a vigorar então a que deu origem ao nome Conclave, isto é, que a sala onde se realizaria a reunião para a eleição papal seria fechada a chave para evitar que os cardeais tivessem contato com o exterior. Atualmente o Conclave se realiza na capela Sistina no Vaticano. Houve época em que foi realizado no Palácio do Quirinal e na Basílica de Santa Maria Maior.

E antes do Conclave, como eram eleitos os Papas?

A Bíblia e a Tradição Apostólica não especificam um procedimento para escolher o sucessor de São Pedro, portanto, muito provavelmente os primeiros Papas escolheram os seus próprios sucessores, outros foram aclamados pelo povo, pois só em 1059, o Papa Nicolás II decretou que apenas os Cardeais fossem os eleitores do Sumo Pontífice.

Entretanto vale a pena ressaltar um fato único na história dos Papas, no ano de 236. Segundo nos conta o historiador Eusébio, São Fabiano foi aclamado Papa pelo povo, pois uma pomba branca pousou sobre sua cabeça enquanto esperava junto a uma grande multidão de fiéis a eleição do novo Papa. Ele era, então, um simples leigo.